5 anos de Explorando… :D
Setembro de 2005. Comecei um blog no Blogspot para colocar dicas básicas para compartilhar com amigos pessoais, em vez de ficar usando e-mail. Apenas postava, não me preocupava com linguagem nem nada disso, era uma conversa para amigos. Bom…
Havia um contador de acessos no site, daqueles fornecidos por sites gratuitos que exibem o número acumulado de exibições mesmo, para todo mundo ver. Curiosamente ele crescia todo dia, sendo que eu nem divulgava o site, e duvidava muito que os amigos estavam acessando.
Um dia conheci o Google Analytics. Depois de um tempinho analisando, vi que meu site aparecia no Google e as pessoas encontravam meus textos quando procuravam por palavras que tinham neles. Eu não fazia idéia do que um site precisava fazer para aparecer no Google, nem mesmo sabia que dava para ganhar dinheiro com blogs.
A partir daí começou uma corrida para escrever os textos um pouco melhores, tanto no português como pensando no que as pessoas digitariam no Google para encontrar meus artigos. Comecei a lidar com SEO intuitivamente, sem ler nada por aí.
De lá para cá, com mais conhecimento (mas ainda nem tanto assim rs) as coisas foram indo. Hoje não tenho só o Explorando, tenho outros sites também (alguns menores e outro maior, só que de música eletrônica).
Quando comecei com Explorando haviam poucos blogs de dicas/tutoriais/artigos/notícias. Hoje tem tantos que nem dá vontade de falar de alguns temas, seria muita redundância.
É isso :)
Eu nem me toquei que já estávamos em setembro. O post seria sobre o layout: com base na mesma idéia visual do anterior (mas sem os bugs dele), preparei um outro. Ele ainda não está como quero, mas vai ficar melhor aos poucos.
O foco é o conteúdo, então dou privilégios para a área de texto, quero que caiba uma imagem ou vídeo com 720 pixels de largura. Assim os tutoriais ficam muito bons, veja por exemplo a ilustração do que fiz sobre o Gravatar (para colocar sua foto nos comentários). Isso não é possível na maioria dos temas para WordPress, de forma que precisei colocar a mão na massa mesmo. E não entendo de CSS como gostaria (preguiça, tsc tsc). Em áreas em que me bato muito coloco uma <table>. Funciona, é isso que importa, podem xingar se quiser.
As páginas antigas não estão com o novo visual, vai demorar um tempinho até que eu faça isso (preciso converter o tema WordPress que criei para B2Evolution, e tem várias páginas que foram feitas manualmente com templates em PHP).
A base do layout atual foi de um tema do Tri Star Web Design, porém radicalmente modificado para atender aos meus objetivos (veja o original como era).