por Marcos Elias
Uma das perguntas comuns de blogueiros iniciantes sobre monetização é quanto aos melhores posicionamento para AdSense. Botar só um banner 468×60 no topo página e esperar ficar rico não funciona, isso é tão “web dos anos 90” que qualquer visitante foge desses banners.
O melhor posicionamento de AdSense para blogs
Vendo na prática, os melhores locais que encontrei foram dois:
– Imediatamente antes do conteúdo. Entre o título e o conteúdo, sem no entanto enganar os visitantes, deixndo claro visualmente o que é anúncio e o que é conteúdo.
– Entre o conteúdo e os comentários. Logo após o conteúdo. A pessoa termina de ler e tem uma lista de links pagos com descrições, o CTR normalmente é muito bom.
Claro que vai depender de outros fatores: qualidade das visitas (quanto pior, mais lucro – isso mesmo!), relevância dos anúncios exibidos, etc. Esses posicionamentos são os mais usados em blogs, sinal de que dão um bom retorno – mas nunca deixe de testar o que você achar por conta própria que pode dar certo!
O essencial para não ter problemas é nunca tentar enganar os visitantes, evitando mesclar menu com links patrocinados que ficam confusos, muitos blocos de anúncio próximos, etc.
Uma coisa boa também é manter o anúncio na área da página que pode ser vista sem precisar usar a rolagem. Se puder, o conteúdo também deve estar nessa área, ao menos parte dele. Por isso um dos posicionamentos que mais gosto é esse: um anúncio num quadro dentro do conteúdo. Ele fica depois do título mas não dá tão na cara porque o conteúdo está logo ali, ao lado.
Mas como colocar um bloco de anúncios ao lado do texto dessa forma?
Você pode conseguir isso usando a tag DIV ou P mesmo com float=left ou right. Por exemplo, se usa WordPress, vá no arquivo single.php do tema e procure por the_content. A função the_content imprime o texto do artigo puxado naquela página. Coloque isso imediatamente antes do código PHP da the_content:
<p style=”float:left;padding: 0px 10px 10px 0px;”>ANUNCIOS AQUI</p>
Pode usar p ou div, dependendo do seu tema ou arquivos CSS. Se quiser mover o quadro para a direita, troque o float:left por float:right.
Nota para novatos: coloque antes do PHP da the_content. Ficaria, por exemplo:
<div style=”float:right”></div>
<?php the_content(); ?>
Não coloque nada entre a <?php… …?> senão você vai estragar o código. Ajuste o padding com os valores que preferir para dar um espaçamento.
Conheça o “Otimizador com apenas um clique”
A eficiência desse posicionamento é indicada até mesmo pelo Google:
No “otimizador com apenas um clique” o próprio Google dá dicas de boas posições para diversos tipos de sites, como notícias, listagens, jogos, fóruns e blogs.
Um posicionamento interessante referenciado lá é para a página inicial de alguns tipos de sites: mesclar banners 728×90 com conteúdo (um banner, um pouco de conteúdo… outro 728, mais conteúdo, e por fim mais um 728). Não tenho nenhum site ao qual isso poderia se aplicar, mas parece interessante mesmo para quem tem páginas largas, com colunas estreitas ou mesmo sem colunas.
Vale a pena pegar dicas nesse otimizador com um clique, já que além de oficiais, são posicionamentos permitidos que não deverão te trazer problemas.
AdSense na página inicial: prefiro evitar!
Simples: quero que o MEU visitante goste do MEU site. É arriscado perder visitas diretas em troca de alguns centavos, visitas essas que podem nunca mais voltar depois. Vai que seu site é citado num programa de rádio, TV ou qualquer outra mídia offline… Ou até mesmo online, em banners de parceiros ou anúncios seus por aí. A pessoa entra… Acaba clicando num ads e sai, depois esquece de voltar porque ficou perdida ou gostou dos sites que foi navegando… Não gosto do AdSense na home por causa disso. Quando uso, deixo numa posição não privilegiada. Prefira usar a home para destacar seu próprio site, as melhores categorias, os melhores links internos do seu site que possam ser indexado nos buscadores… Será melhor do que perder visitas por alguns centavos. Colocar links internos do seu site na home ajuda a passar mais “juice” ou “pagerank”, como queira entender, para estas páginas, já que normalmente a home é a página de maior “peso” num site em termos de SEO. Claro que quanto mais links na home, menor importância eles vão ter, então pense nos melhores dos melhores pra deixar na home.
Se os links do AdSense fossem abertos em outra janela ou aba, seria menos prejudicial ter ads destacados na home, mas como são abertos na mesma janela caba ficando ruim.
Isso não se aplica em sites onde o único objetivo é ganhar dinheiro sem se preocupar com nome e marca, é claro. Se for um site com objetivo de ganhar dinheiro simplesmente, vale a pena trabalhar no seu foco, no objetivo daquele site em questão – ou seja, lotar a home de ads :P
Visitas: Quanto pior, mais lucro – isso mesmo!
Por que? Simples também: visitantes mais frequentes raramente clicam nos anúncios. Depende do nicho do site também. As pessoas que têm mais chances de clicar são as que vêm dos buscadores. Isso não é regra geral para todo tipo de site ou nicho, mas é assim com a maioria.
Logo, se uma visita é mais “qualificada” ou “boa”, ela pode te ajudar de outras formas:
– Pode dar um RT no Twitter, compartilhar no Facebook, Orkut, etc…
– Pode comentar no seu blog, gerando mais conteúdo único…
– Se tiver blog, quem sabe um dia escreva algo e linke um dos seus artigos…
Por isso é costume entre os blogueiros classificar os visitantes como “bons” ou “ruins”, sendo os “ruins” as visitas mais “burras”, com “menos qualificação para seu site”, que acabam por clicar nos anúncios. Veja que os “ruins” acabam se tornando bons pelo lado financeiro (acumulados, não sozinhos, já que o CPC é baixo), mas são pessoas que dificilmente voltariam no seu site. Normalmente os anúncios variados de links patrocinados que pagam por clique (CPC) têm como alvo justamente os visitantes “ruins”. Nem toda visita vinda de um site de busca é ruim, claro que não, não existe uma fórmula mágica que sirva para todos.
Links de afiliados, pelo contrário, já são diferentes: quanto mais direcionado (ou qualificado), melhor. Quem se inscreve num link de indicação é porque gostou mesmo daquilo, seja um site de hospedagem, um site de temas pagos, um site de venda de músicas ou produtos, etc. Quase sempre minisites ou sites de nicho acabam tendo bom retorno com esse tipo de link (desde que bem escolhidos e otimizados), mais até do que o AdSense, que paga por clique, enquanto alguns programas de afiliados específicos pagam uma ótima porcentagem por cadastro ou venda.
Teste, teste, teste!
Testar é essencial. O que se aplica a um site pode não valer tanto para outro. Seguir receitas prontas nem sempre dá certo, e quando dão, muitas vezes não estão otimizadas ao máximo para seu site.
O otimizador com um clique do Google é bom para dar novas idéias, mostrar alguns posicionamentos que talvez você nunca tenha testado ainda. Experimente!
A essência desse post foi mostrar como usar o quadro com alinhamento à esquerda ou direita com o texto do conteúdo contornando-o, mas valeu comentar esses itens adicionais.
É isso :)
Visitas: Quanto pior, mais lucro – isso mesmo??
Vou testar essas teorias nos blogs.
Se der certo eu aviso..
Hehe.
Bom Artigo.
Um abraço
Quanto pior a “qualidade”, não necessariamente quantidade :P É algo subjetivo, mas vale a pena fazer testes.
Abraços
Sem duvida 1000 vezes melhor q o adSense é o vAds,
eles pagam muito mto mto bem:
Pagam em dolar, a valor da impressao é bem alta, e fazem o deposito por varios modos como paypal.
https://mixberrymedia.com/
Tenho procurado a forma como inserir o anuncio do lado esquerdo do texto à muitos anos e não encontrava em blog algum. Fico muito feliz de ter encontrado um link para o seu blog. Vou salvar está página na minha lista de favoritos! Muito Obrigado.
Enviei um comentário mas não vi nenhuma menssagem de confirmaçõo. Por sito estou escrevendo mais esta, só para testar!
Legal Fábio Santos :)
Estou utilizando no meu blog um bloco 336×280 abaixo do título alinhado no centro e está me trazendo ótimos lucros, ainda não testou-o alinhado a esquerda, vou fazer alguns testes para ver no que dá. Até!