por Marcos Elias
Como comentei há alguns dias no meu post de despedida do Android, venho acumulando um ódio ao Android. Admiro e recomendo a plataforma, mas… Tenho tido decepção em cima de decepção, tanto com telefones como com tablets. E meus amigos e familiares também passam por cada uma…
Depois de testar e usar por alguns minutos os aparelhos de algumas pessoas, vi que curti a proposta da interface do sistema da Microsoft. Então decidi apostar no Windows Phone 8. Vi muitos vídeos de análises do sistema antes de decidir. Curti por ser diferente, inovador. Não foi feito para agradar a todos, claro. Mas não tentou copiar o iOS nem o Android. Gostei disso. Não peguei antes um aparelho com Windows Phone 7.x porque logo sairia o 8, baseado no kernel do Windows 8 com diversas melhorias no suporte a hardware (incluindo suporte a cartões microSD). Já tem um tempinho que o Windows Phone 8 está aí. Eu ainda considerava pegar um Android, mas dei chance ao sistema da Microsoft.
Peguei um Nokia Lumia 620. Como falar mal é mais fácil, nesse post falarei do que não curti ou detestei mesmo. Depois comentarei os pontos positivos em outro artigo. Note que este artigo não é necessariamente um review do Lumia 620, é do Windows Phone 8 em si. Vale para praticamente qualquer aparelho com Windows Phone 8. Depois posso pensar em falar mais do Lumia 620 em outro post.
O que eu odiei no Windows Phone 8
Claramente há um boicote entre Microsoft e Google. Quem usa muito serviços do Google se dará mal no Windows Phone. Meu caso. Tentarei me adaptar. Há pequenos detalhes que me deixaram irritados, mas nada tão grave por enquanto. O Android me deu muita dor de cabeça, vale tentar algo novo. Abaixo comento os principais pontos negativos, lembrando que isso é uma opinião pessoal minha – talvez você não compartilhe das mesmas ideias.
Demora para usar logo ao tirar da caixa
Para começar, não podia ser pior: depois de concluir as telas de configuração inicial logo ao ligar o aparelho pela primeira vez, precisei resetá-lo (indo em Configurações > Sobre > Restaurar configuração de fábrica). Isso apaga tudo, incluindo contatos, mensagens e fotos salvas no aparelho (mas não no cartão de memória nem os contatos do chip SIM da operadora, é claro).
O motivo: dava um erro ao tentar fazer login na loja, seja com uma conta existente ou nova. A loja de apps não aceitava a conta. O Office não abria. O navegador não carregava nada, mesmo com o WiFi conectado. Conexão existia, já que ao inserir uma senha errada (na loja) ela informava sobre o erro. Pesquisando pelo código do erro FFFFFE70 (em outro aparelho, claro) achei a recomendação para resetar, indo nas opções… Triste. Esperava mais da primeira experiência de um Nokia ao tirar da caixa (já tive Nokias no passado; ter que restaurar as configurações de fábrica logo na primeira utilização é embaçado né, a primeira impressão logo de cara foi das piores!).
Usar o Gmail no Windows Phone me dá nos nervos
O cliente de email é bonito, simples e direto. Mas é um lixo pra quem está acostumado com as conversas agrupadas do Gmail. As respostas enviadas não ficavam juntas (se ficavam, não achei). Era necessário marcar para sincronizar a pasta de enviados manualmente.
Para piorar o Gmail no IE do WP8 abre numa interface ridícula, feita para celulares simples. Não sei se é culpa do Google (boicote) ou do navegador mesmo. Suspeito das duas coisas.
Como usei pouco, ainda não tive encrencas sérias, mas a relação com o Gmail é pior do que poderia parecer (confira este post no Tecnoblog com críticas pesadas ao Gmail no Windows Phone).
Internet Explorer é o Internet Explorer
O IE não tem os mesmos problemas clássicos do desktop, aliás até nos desktops o IE 10 nem parece um IE. Mas ele está longe de ser perfeito. Webkit e Gecko (Safari, Chrome, Firefox…) são superiores em qualidade de renderização e compatibilidade com sites feitos para desktops. Veja como ficou meu site de dicas para OMSI:
Sei que o layout dele não é dos melhores, mas a questão é que nos navegadores desktop e nos outros mobile ele funciona bem.
Usar o WordPress foi praticamente impossível nele. Há um app mas é muito básico. É, tá pra nascer o sistema mobile perfeito.
Para piorar, não há outros navegadores decentes na loja de apps :( Aparentemente todos usam o motor do IE embutido. Frescura da plataforma ou falta de vontade dos desenvolvedores da comunidade mesmo?! Nesse ponto não há nada como a liberdade do Android, onde todo tipo de app pode ser criado. Sem limitações artificiais. A Apple é outra porcaria que barra navegadores com motores diferentes do aprovado na ditadura do Steve Jobs.
YouTube no WP8
Nada a reclamar do YouTube via navegador. A experiência do site mobile do Google é que não é das melhores. Mas aparentemente funcionou sem maiores problemas. Não usei muito ainda.
No iOS e Android eu evito o app do YouTube. Um app próprio está em desenvolvimento para o WP8 depois de polêmicas entre Google e Microsoft (a Microsoft fez um app por conta própria e o Google não gostou, mas também não quer desenvolver para a plataforma…). Não dá pra culpar a MS nessa: o app do YouTube é um lixo até no Android, do mesmo dono… Resumindo, não sinto a menor falta.
Digitação e teclado no Windows Phone
Esse texto foi digitado no OneNote no Lumia 620. Minha produtividade é maior no teclado do iOS, achei a experiência do teclado do WP bem parecida com a do Android (não é necessariamente ruim, mas sou mais produtivo no iPhone). Em alguns apps há um baita desperdício de espaço na tela no modo paisagem, o que achei ruim, muito fácil de gerar cliques acidentais:
Para piorar os botões voltar, iniciar e pesquisar são capacitivos. É muito fácil esbarrar neles (mas isso já é com o hardware).
O sistema de correções até que é que bom, me surpreendeu – mas decepciona bastante também, assim como todos os outros; ou eu que sou muito fresco mesmo. Quando eu quero ele não corrige; quando não quero ele me atrapalha. Nada tão diferente do que passo no iOS ou Android.
Gostei da forma de selecionar palavras, copiar e colar. Bem prático (mas sinto falta do modo do Android). Posicionar o cursor no ponto desejado toma uns segundos (pressione e segure…), mas considerando as limitações do tamanho da tela, acho justo.
Só uma coisa… Eu sou muito noob ou não há opção para selecionar tudo? Me matei pra selecionar este texto do OneNote e jogá-lo no WordPress.
Ah, falta a tecla Tab. Preencher formulários é triste, especialmente no navegador. Se há algo equivalente ao Tab ainda não achei :p
Compartilhamento de coisas entre apps
Nesse ponto o Android ganha. Tenho o app do Twitter e não achei formas fáceis de compartilhar coisas nele a partir de outros apps. Não usei o hub Pessoas pra não lotar a lista de contatos com gente que troco ideia nas redes sociais mas nunca por telefone/sms. Além de poupar tráfego de dados e bateria também. Sei lá, esperava mais opções de compartilhamento.
Review negativo do Windows Phone 8? Calma!
Atualizarei o post conforme for encontrando mais defeitos ou coisas que me irritam. Em breve faço um resumo das coisas positivas – que foram muitas!
Estou há poucos dias com o aparelho e curti muito. O visual me encantou. O estilo plano dos elementos da interface “Metro” também. O GPS é perfeito. Com mapas offline que funcionam no Brasil (chupa, Android!). Tem defeitos sim, mas curti. Acho que não sentirei falta do Android tão cedo. Se sentir, será da liberdade que ele proporciona.
Ainda quero um Ubuntu Phone, não vejo a hora. Sou entusiasta de software livre. Linux nos desktops não é pra mim. Mas no celular… Se não repetir os erros do Android será demais.
Ah, levei muito tempo pra escrever esse texto. Não é culpa do Windows Phone, mas do tipo de dispositivo mesmo. Sdd PC. Insubstituível pra mim. Tentei postar pelo app do WordPress, sem sucesso. O WordPress para Windows Phone é um lixo. Não sei se é culpa da plataforma ou dos desenvolvedores do app. Não consegui colocar links. Juntando com o trabalho de colocar as imagens e acertar outras coisas, deixei em rascunho e vim pro PC para poder publicar o texto.
Eu não sou um usuário “heavy user” de smartphone. Até por isso peguei o Lumia 620 mesmo com seus meros 512 MB de RAM (ele não roda alguns apps e jogos que exigem 1 GB e eu comprei sabendo disso). É um modelo intermediário (ou básico, dependendo do ponto de vista; não julgo um aparelho de R$ 800 como “básico”). Acredito que o Windows Phone suprirá minhas necessidades, que são basicamente ligações e SMS (muitos SMS!), e-mail (especialmente envio de fotos e respostas rápidas) e navegação na web na rua, além do GPS (o GPS dele é *PERFEITO*). Ah, espero que dê pra gravar as ligações. Se não der até aquele celular Blu baratinho ganha, pois nele dá pra gravar.
Atualização: mais problemas com o Windows Phone
Texto adicionado em 06/06/2013
Além de não conseguir sincronizar dados entre o Lumia 620 e o PC para passar músicas, fotos ou vídeos… Deixo mais duas coisas que me irritam.
De vez em quando os vídeos do YouTube param de carregar e dá esse erro.
Há um problema com a rede. Tente novamente daqui a pouco.
É bem chato, bem chato, BEM CHATO, MUITO CHATOOOOO! Tudo bem ser problema de queda da conexão, seja 3G ou Wi-Fi… Mas custava deixar no ponto em que estava para facilitar depois, ou criar uma barra de progresso com função melhor? Quando acontece isso quase sempre deixo de assistir o vídeo, porque é bem ruim ficar passando…
O IE não deixa fazer downloads. Triste, WP é limitado DEMAIS. Baixei um podcast em mp3 num site com o Get Them All (disponível na loja, em breve falarei dele), deu para salvar e tocar… Mas ao ir pra home a música para de tocar, ou seja, não é a mesma experiência que eu teria se ele ficasse na biblioteca de mídia (ou numa pasta qualquer do cartão microSD).
E outra queixa: ainda não consegui gravar ligações. O app Call Recorder (disponível na loja) emite um aviso falando que só funciona com o WP 7.x, dada uma limitação do Windows Phone 8: ele barra o acesso ao microfone a programas de terceiros durante ligações. Complicado, eu desejo esse recurso nativamente num sistema para smartphones. Até os celulares mais burros permitem gravar ligações, caso do baratinho Blu Lindy Q, que deixa abrir o gravador durante as chamadas…
Tudo bem que isso é uma questão de segurança, mas será que a MS não se toca, nem destacando as permissões na loja, algo como “este aplicativo pode monitorar suas ligações”?! Seria mais eficiente (especialmente deixar monitorar e bloquear o acesso à internet no app, algo como um firewall). (em tempo: talvez exista outro app que consiga gravar as ligações, mas não verifiquei profundamente ainda)
Outra coisa chata: ao desligar e ligar novamente o aparelho o tema de cores é perdido, ele volta ao padrão cobalto. É indesejável, ao menos para mim. Gostaria que voltasse com a cor que deixei.
É, o MepOS precisa ser lançado logo :P
Extra: veja como excluir os contatos do Facebook no Windows Phone na lista de contatos principal.
olha amigo já vi você em outras resenhas e essa é a primeira vez que discordo totalmente do que falou do android.
Acho que você estava com um celular tipo galaxy y para ter tanta raiva assim.
Sobre gravar ligações o unico sistema que permite sem firulas é o android e ponto.
Cara,as partes que vc fala do Android,eu não concordo…Tenho um Motorola Moto x,ele é simp,simplesmente incrível…Nem uso mais o PC a meses desde quando comprei o Moto x …
Sistema mega fluido ,super rápido e com apps ótimos e muito bonito…..Moto x é sensacional
Nada a ver o que você falou do Android, eu tenho o Moto G com Android 4,4 e desde que comprei a quase um mês nunca travou, nem o Galaxy Y que eu tinha me deixava com raiva (me acostumei com seus bugs).
Não concordo com as respostas do William, Ezequiel e Bruno.
Usar como parâmetro o Moto G e o Moto X para comparar o um Nokia Lumia 620 que tem somente 512MB de RAW, isso é ridículo, no Android se você que ter uma boa experiência é necessário ter um Hardware fantástico, sendo que se formos usar um Moto G como parâmetro que possuí um processador Quad-Core de 1.2Ghz com 1GB é foda! Ele supera muitos desktops ainda em produção nas empresas
Mas se formos pensar em uma comparação justa como o do Nokia Lumia 520 com o Samsung Neo Pocket, ambos estão com preço acessível no mercado e é comum encontrar pessoas que os possuem.
Uma coisa é fato, não para ter uma boa experiência usando um Android 4.1 com 512MB de RAM, principalmente porque você não tem uma autonomia dos processos do Android, ou seja quanto mais aplicativos instalados, maior o consumo de memória RAW, então quem usa um Moto G não tem o que reclamar, mas a maioria das pessoas gasta até R$500,00 em um Smartphone, sendo que você pode comprar um Samsung Pocket Neo por R$350,00 e um Nokia Lumia 520 por R$400.
De fato comprar o Windows Phone o com Android hoje, basicamente é a mesma coisa que comparar o Windows 8 com o GNU\Linux (Mint), usar um ou outro é uma questão de comodidade ou gosto.
Comprei o Lumia 830 e coloquei um mini-sd de 32 GB, gostei muito! Rápido para acessar o internet banking, que era limitado no Lumia 900. O Lumia 830 com w 8 é fantástico, com 10 mp, Quad Core e tela 5.Os aplicativos ainda são limitados. Não tem Globosat play e GVT Freedon, por ex. Mas me atende bem!