por Marcos Elias, publicado no Guia do Hardware.NET
Uma das versões mais promissoras do navegador web da Microsoft está quase pronta: foi lançado o beta do Internet Explorer 9.
Até então a MS estava distribuindo versões de teste, sem a interface trabalhada. O beta já é voltado a usuários finais, tendo toda a interface pronta. No site www.beautyoftheweb.com há várias informações dele, além do link de download propriamente dito.
A jogada da MS no ramo de navegadores sempre era vista com pessimismo, afinal ficava de fora o suporte a padrões em desenvolvimento (mas já largamente utilizados, como CSS 3 e HTML 5). Sem contar o ridículo desempenho do IE até a versão 8, que de fato era muito pior do que outros navegadores atuais (Firefox 3 e 4, Chrome, Safari, Opera…).
Os principais objetivos do IE9 são voltados à usabilidade no mundo atual, o que inclui compatibilidade com HTML 5 e CSS 3, SVG, WebFonts, aceleração gráfica via hardware (para animações feitas com tecnologias abertas da web), e uma interface melhorada. Pela primeira vez na história os desenvolvedores poderão criar sites sem se preocupar tanto com a plataforma, sabendo que se usarem os padrões, todos os navegadores do mercado conseguirão renderizar o conteúdo corretamente. Ou não, afinal o IE6 ainda tem uma boa participação de mercado, e o 8 será a última esperança para os usuários do XP (o que salva é que há opções de terceiros).
O buscador padrão é o Bing e as pesquisas podem ser feitas diretamente na barra de endereços, assim como no Chrome. Clicando na setinha da barra de endereços pode-se adicionar outros sites de buscas:
O que na verdade leva a uma página com várias opções.
Como se vê, o visual lembra o das versões anteriores, porém o campo de endereços fica na mesma barra de abas. Para pessoas como eu, que usam muitas abas ao mesmo tempo (mais de 20 em dias normais), talvez isso seja algo ruim. Todavia a área de visualização da página fica bem grande, competindo com o Chrome, que se destaca pela interface bastante limpa. Coloquei os dois lado a lado apenas para comparar a área de conteúdo:
Curiosamente na interface do IE9 a região de conteúdo começa alguns pixels acima da do Chrome, aproveitando melhor ainda telas pequenas. Considerando que os netbooks estão em alta e a barra de tarefas do Windows 7 é mais grossa na configuração padrão, isso é bom.
Uma coisa a observar, caso você pretenda instalá-lo: ele está disponível apenas para Windows Vista ou 7, deixando o XP de fora. O instalador pede para reiniciar o computador. Aqui a instalação foi bem rápida. Ah, outra coisa: ele substitui o IE8 que estiver instalado, portanto você não poderá rodá-los lado a lado.
O ArsTechnica publicou um extenso review sobre o IE9 beta, se você puder ler inglês, vale a pena conferir.
Aqui no teste Acid3 ele obteve 95 dos 100 pontos. O desempenho de renderização, velocidade de rolagem, zoom, etc, é bastante animador.
Finalmente a MS fez algo diferente. Está vendo como a concorrência faz bem? Podemos dizer com toda certeza que, se não fosse o Mozilla Firefox e depois o Google Chrome o IE continuaria sendo lento por um bom tempo, afinal só dava ele nos desktops com Windows, o que deixava a MS numa situação em que não era necessário correr atrás de melhorias efetivas.
Pelo que vi, na sua imagem de comparação do IE9 com o Chrome, se você tivesse maximizado o Chrome, a barra de abas estaria mais acima (barra de título dos programas, localização dos botões “Fechar”,”Restaurar/Maximizar” e “Minimizar”).
Você poderia ter tirado duas screenshots de ambos maximizados e colocar aqui na página lado a lado.
Comigo aconteceu de alguns sites não serem exibidos corretamente, mesmo com o modo de exibição de compatibilidade ativado, mas como é Beta, pode ser q vai ser corrigido na versão final, da mesma forma que o beta do IE8, q também tinha problemas em algumas páginas. Mas foi a unica coisa que não me agradou, o resto ta perefeito
@Ândres aqui também… Num dos meus sites uma coluna ficou mais abaixo do que deveria, mas acho que essas coisas logo serão corrigidas.
@Lucas, é verdade, rs… Na hora acabei nem pensando nisso. O melhor teria sido comparar com o IE8, em que a divisa ia lá pra baixo. Todavia, quando maximizadas, aqui deu um empate:
IE:
http://img405.imageshack.us/img405/773/ie9x.gif
Chrome:
http://img830.imageshack.us/img830/8741/ie9x1.gif
Os dois maximizados, imagens sobrepostas:
http://img836.imageshack.us/img836/5199/ie9x3.gif