por Marcos Elias
Como ter produtividade para seu blog nos dias atuais?
Eu enfrento um problema sério: falta de produtividade e foco. Junta correrias, problemas pessoais, tarefas domésticas, a crise, a incerteza do futuro do país, as contas a pagar… Ferrou. Como sentar no computador e redigir em paz?
De uns 3 anos para cá tenho sofrido com isso. Não consigo mais produzir posts para meus blogs!
Imagine a situação: a crise, o dólar alto, as mudanças nos mecanismos de pesquisa… Eu fiquei parado por um bom tempo. A coisa já estava feia, e sem produzir então, vish… Vi meus projetos afundando e pouco fiz nesse tempo para mudar a situação. Quero retomar as atividades nos blogs, mas como lidar com a falta de foco e concentração?
Ver motivacionais, palestras e o escambau não adianta muito. Me peguei (ignore o português, acho uma construção dessas válidas, e a língua quem faz somos nós…)… Me peguei vendo vários vídeos motivacionais, mas na prática mesmo, cadê?!
Até que descobri um dos grandes vilões que impediam minha produção. Claro que podem não ser os mesmos seus, caso você queira escrever e sofra de bloqueios… Mas no meu caso, foi tiro e queda: identificar tais ladrões de tempo não foi difícil. Difícil foi mudar os hábitos para lidar com eles. E hoje, enquanto escrevo este texto, tomei a decisão.
Reclamar disso ou daquilo não adianta: enquanto reclamamos, outros estão produzindo. Ganhando. Vencendo. Lutando. Ou, pelo menos, tentando.
Blogar requer disciplina, foco, dedicação. Nada tão “militar”, nada tão rígido, mas um pouco sim!
No meu caso as distrações estavam nas redes sociais, sites diversos e o celular… Sabe aquelas coisas que tomam nosso tempo, a gente sabe, mas continua usando o tempo todo? É, parece um vício, uma droga. Fato.
Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp… Esse tipo de coisa.
Eu sinto que produzia mais conteúdo para meus blogs na época em que não tinha internet em casa. E não só sinto, como pude comprovar isso! A internet é ruim? Não. Mas na época, eu não tinha centenas de distrações me tomando o tempo! Plim! Notificação de que um amigo curtiu. Plom, mensagem do pessoal do grupo. Plam, nude da namorada tomando banho… Não que não seja importante, hehe Mas sabe? Na hora de escrever temos que encarar a atividade a sério.
Cada pessoa reage de uma forma diferente às distrações. Eu sou, ou era, péssimo nisso! Uma passada no Whats para responder uma mensagem da mina já tomava um bom tempo. Não que ela fosse culpada, longe disso! É que aliado a isso eu ia pros grupos, via outras coisas, lia e ignorava mensagens indesejadas…
O maior vilão no meu caso nem era o Whats, mas o Facebook. Rede social que nos sequestra, literalmente. O tempo gasto lá dentro pode trazer benefícios, contatos, entretenimento. Claro que sim! Mas cheguei num momento em que me peguei perdendo tempo demais.
Não vou ser radical e largar tudo, abandonar o Face ou o Whats. Mas pelo menos durante a escrita de textos, tenho que deixar estas coisas de lado. De lado MESMO: nada de dar uma olhadinha rápida entre um parágrafo e outro… Talvez nas pausas, entre um texto e outro, e olhe lá. Depois vejo com tempo.
Ficar rolando o feed de notícias do Face, curtindo e comentando coisas dos amigos… Por horas… Quem nunca?! Hehe. Quando não no PC, é no celular, tablet, deitado… PQP, isso tem me tomado tempo demais! PRECISO MUDAR!!!
Vendo meu hobby + trabalho falindo, sites sendo fechados, as contas chegando… Algo precisava MESMO ser feito.
Não sei que fim levará o Explorando, confesso que meu gosto por este tipo de texto tem caído, há milhares de blogs agora… Coisa que em 2005, quando comecei, não existia nessas proporções. Junta o roubo do tempo que o Facebook proporciona aos meus leitores, que entram menos nos blogs para ficarem mais nos grupos e páginas… E se não produzo então, eu também ficando só no Face, aí não dá!
Então hoje, 7 de março de 2016, tomei uma decisão. Estou PROIBIDO de olhar o feed do Face, Whats ou qualquer outra rede social enquanto não terminar um bloco considerável de texto. E pegar pra rolar o feed, só quando estiver bem de boa mesmo!
Tenho blogs que dá para salvar, procuro trabalho em outros para escrever ou traduzir. Preciso de concentração, foco! Alias, aproveitando, posso fazer tradução como freelancer de inglês para português, mas apenas textos de tecnologia. Se precisar chame aí ;) Exemplos do meu trabalho como tradutor iniciante estão no http://beta.explorando.com.br.
Este texto foi escrito no Focus Writer, um editor multiplataforma que elimina TUDO da tela, deixando apenas o texto. Há alguns temas e você pode montar o seu, com cores e imagens personalizadas. Por agora deixei tudo preto e letras brancas, adoro isso – mas cada um é cada um. O padrão dele é mais tradicional. Se quiser conferir, fica aí o link ;)
http://gottcode.org/focuswriter/
Ele é grátis e open source! Escolha uma doação de US$ 0,00 para baixar sem pagar (caso não manje e ache que seja pago ao ver a tela dele). Aliás preciso praticar algo assim (doações) nos meus próprios projetos. Tenho tantas ideias, mas ao mesmo tempo tantas coisas paradas! Inicio projetos e não termino! Isso tem me estressado bastante também. E vou consertar.
O foco na escrita pelo menos consegui agora. Resolvido! Terminei um post alegre, entusiasmado e sem distrações, depois de uns 3 anos sem postar direito por aqui!
Uma coisa bacana também é digitar livremente, depois revisar para adicionar links. Eu parei agora pouco para pegar o link do Focus Writer e quaaase que caio na aba do Facebook… A abstinência é tensa, mas vou me controlar. Prometo. A mim mesmo, em primeiro lugar. Se não der certo, vou banir o Face no meu roteador em horário de trabalho! Acho isso exagerado, mas pode ser a saída, pelo menos para as coisas que não dependem do Face.
Fico imaginando quem trampa com mídias sociais… Deve ser extremamente complicado lidar com as tentações. Coisas boas e coisas ruins… Drogas digitais.
Enfim, espero voltar com tudo neste 2016! Chega de falar e vamos à prática. Tenho coisas para postar aqui e no http://aprenderingles.explorando.com.br, meu site de dicas de inglês. Se não conhece, passa lá, tem muita coisa bacana e de graça!!! De graça mesmo (tem pagas também, mas de coração, eu foco nas grátis).
É isso ;)