por Marcos Elias, publicado no Hardware.com.br
Que a MS tem um antivírus gratuito, muita gente já sabe. Há poucos dias ela lançou uma ferramenta de verificação de malware portable, que roda sem instalar, servindo para complementar outras ferramentas em alguns casos.
O já tradicional MSE (Microsoft Security Essentials) é eficaz, em vários testes se mostrou competente para o que se propõe. Depois de um tempo em beta, foi lançado em setembro de 2009 e teve a segunda versão publicada no final do ano passado. Em vários casos graves onde outros programas de seguranças falharam, o MSE se manteve de pé. Ainda foi certificado recentemente pela AV Test.
Particularmente nunca usei antivírus "ativos" (faço apenas varreduras completas de vez em quando), mas para usuários leigos ou que se sentem inseguros, acaba sendo algo essencial – a todo instante pipocam nos sites e e-mails mensagens com links maliciosos, e o final da história todo mundo conhece.
O MSE é bom primeiro por ser da própria fabricante do sistema, sendo assim é bem integrado ao Windows e leve, especialmente quando comparado a programas de terceiros – bem, o IE é da fabricante do sistema e não é ou não era, digamos, "bom" ou "leve"… :P
Na semana passada ela lançou o Safety Scanner 1.0, alguns dizem que foi em substituição ao Windows Live OneCare, agora descontinuado. Ele é diferente da maioria dos antivirus: é portable, roda sem instalar. Aparentemente é baseado na já amplamente divulgada Ferramenta de Remoção de Software Malicioso. Seria um verificador de malware mais avançado, com assinaturas de vários tipos de vírus comuns.
Embora não substitua um antivírus com proteção em tempo real (como o próprio MSE ou qualquer outro conhecido) e atualização quase que diária, ele pode ser bom para usar de vez em quando ou em PCs alheios antes de fazer alguma coisa. Como não é instalável, é necessário pegar uma versão recente para fazer as varreduras. Por isso ele só funciona em até 10 dias depois de baixado – após isso é necessário baixá-lo novamente.
O arquivo tem quase 70 MB atualmente. Para quem tem banda larga isso não é quase nada, mas naturalmente fica irritante para conexões lentas. Se bem que a varredura completa de qualquer forma demoraria…
Ele pode ser baixado em:
http://www.microsoft.com/security/scanner/en-us/default.aspx
Diferente do MSE, aparentemente esse não requer validação do Windows original.
A varredura pode ser rápida, geral ou personalizada. A geral pode levar várias horas dependendo das configurações e quantidade de arquivos.
O Safety Scanner tem uma proposta interessante, basicamente substitui alguns verificadores "online" sem deixar o computador mais lento, já que não fica em execução o tempo todo nem salva (ou não deveria salvar) arquivos locais. Depois de usar é só apagar o executável baixado.