por Marcos Elias, publicado no GdH
Hoje um grande software faz aniversário: o Firefox. Cinco anos de estrada, ameaçando aos poucos quebrar o império do Internet Explorer.
O sucesso do Firefox se deve a diversas coisas dele, geralmente está associado à velocidade (quando comparado com o IE quase todo navegador é mais rápido), segurança (mesmo sabendo que todo software tem lá seus problemas…) e a capacidade de expansão com as extensões. Tudo isso é possível porque ele é um software aberto, com base no antigo Netscape, porém liberado para qualquer um modificar, adicionar e aprimorar recursos.
Um hotsite exclusivo foi divuldado em diversos idiomas para comemorar o aniversário, e promete alguns brindes promocionais do navegador:
http://www.spreadfirefox.com/5years/pt-BR/
O tema dele é “CINCO ANOS DO FIREFOX: Isso é bastante tempo na internet, então vamos celebrar cinco anos trabalhando juntos para tornar a Web melhor para todos.”
Esse navegador mudou muita coisa na web nesses 5 anos. Quando surgiu, o IE 6 dominava (e ainda domina, já que vem com o sistema mais usado no mundo, mas a situação é diferente). O Opera era fechado (e ainda é) e pago (não é mais; antes exibia um banner na versão gratuita). Safari para Windows nem em sonho. Chrome então… Pode-se dizer que o Firefox revolucionou a web, forçando os desenvolvedores a trabalhar pensando em todos. Quando poucas pessoas usam um navegador, não faz muito sentido sair adaptando os sites para rodarem nele. Mas quando muita gente usa, é outra coisa. Nada de ficar criando sites que só funcionam no IE com seus pseudo-padrões. Hoje a situação está mais equilibrada, o IE evoluiu um pouco tarde, abrindo espaço para que soluções melhores fossem adotadas. E em geral um site que pensa no Firefox pode rodar sem problemas em outros navegadores, porque o Firefox adota os padrões da web, sem tentar reinventar a roda com esquemas próprios para codificação.
Parabéns, Firefox!