Cadê o Aero no Windows 8?

Original em inglês por Chris Hoffman, traduzido e adaptado por Marcos Elias

Muita gente acha que o Aero foi completamente removido do Windows 8, o que não é verdade. A Microsoft não tem ajudado muito ao dizer que mudaram “além do Aero” em vários posts nos seus blogs. Todavia, a aceleração de hardware e boa parte dos recursos do Aero ainda estão presentes.

O Aero é mais do que o Glass. O que acabou na verdade foi a “marca” Aero e o tema Aero Glass com transparências e bordas com sombras. O recurso Flip 3D, que não era usado por muitos usuários do Windows, também foi removido.

Aceleração de hardware

A área de trabalho do Windows 8 ainda é acelerada por hardware. O chip de vídeo do seu computador (também conhecido como GPU) é usado para acelerar a renderização das janelas e dos outros elementos da interface. Isso agiliza o desenho da tela, tomando menos tempo do seu processador principal (CPU), e permite oferecer alguns efeitos gráficos interessantes.

A Microsoft removeu as bordas transparentes do Aero Glass e as substituiu por uma borda de cor sólida, mas isso não significa a volta aos temas sem aceleração do Windows XP. De fato, a barra de tarefas ainda é transparente.

barra de tarefas transparente

Animações de janelas

As animações de janela do Aero ainda estão presentes. As animações que aparecem quando você abre, fecha, minimiza ou restaura uma janela funcionam da mesma forma como no Windows 7.

Aero Peek

O recurso Aero Peek, que esconde as janelas da vista, também ainda está presente. Para usar o Aero Peek, leve o cursor do mouse sobre uma miniatura da barra de tarefas ou tecle Alt + Tab para uma nova janela. A janela destacada será exibida e todas as outras janelas ficarão transparentes. As bordas das janelas se parecem menos como vidros translúcidos, mas o recurso ainda é essencialmente o mesmo.

Você também pode mover o cursor sobre o botão Mostrar área de trabalho na parte direita da barra de tarefas para previsualizar a área de trabalho em si. Se isso não funcionar, clique com o direito na barra de tarefas e selecione Propriedades. Marque a opção “Usar Espiar para visualizar a área de trabalho ao posicionar o mouse no botão Mostrar Área de Trabalho no fim da barra de tarefas”. (Note que o recurso é referenciado como Peek, ou Espiar em português – não mais Aero Peek, como era no Windows 7).

aero peek

Aero Snap

O Aero Snap funciona da mesma forma como ele funcionava no Windows 7. Segure e arraste a barra de título de uma janela para a parte esquerda ou direita da tela e solte para rapidamente para redimensionar a janela e fazer com que ela tome metade da tela. Você também pode usar as combinações Win + Seta Esquerda ou Win + Seta Direita como atalhos de teclado para fazer a janela ficar na metade esquerda ou direita da sua tela.

Miniaturas “vivas” na barra de tarefas

As miniaturas atualizadas em tempo real na barra de tarefas ainda estão presentes. Quando você leva o mouse para um botão na barra de tarefas, você verá miniaturas de todas as janelas abertas. Essas miniaturas não são meros previews estáticos – elas são atualizadas junto com as janelas. Se você estiver tocando um vídeo, você verá o vídeo tocando na miniatura. Se você estiver jogando, você poderá ver o jogo em execução também na miniatura.

miniatura barra de tarefas windows 8

Aero Shake

O recurso menos comum Aero Shake também está presente ainda. Para usar o Aero Shake, segure uma janela pela barra de título e arraste um pouco para os lados, fazendo um movimento de chacoalhar a janela (para a esquerda e para a direita). Todas as outras janelas serão automaticamente minimizadas. Se você segurar a borda da janela e chacoalhá-la novamente, as outras janelas voltarão às suas posições iniciais.

Removido: Flip 3D

O recurso Flip 3D introduzido no Windows Vista foi removido. O Flip 3D ativava uma tela parecida com a do Alt + Tab para alternar etnre janelas ao teclar Win + Tab. Com o Flip 3D era possível navegar entre as janelas numa visualização maior.

No Windows 8 a Microsoft usa o atalho de teclado Win + Tab para o novo alternador de apps, que alterna entre os apps modernos (Metro). O atalho tradicional Alt + Tab também está presente. Ele funciona tanto para apps desktop como os modernos.

Removido: Aero Glass

O recurso Aero Glass que oferecia transparências, com bordas com efeito de vidro, foi removido. Ele não está apenas desativado por padrão – a Microsoft removeu de fato o código para o efeito translúcido que fazia o Aero Glass funcionar.

Em vez das bordas transparentes parecidas com vidro, as janelas do Windows agora têm bordas com cores sólidas. É por isso que a Microsoft diz que o Aero foi removido. Este recurso era o pincipal associado ao nome “Aero”. (A barra de tarefas ainda é parcialmente transparente, no entanto.)

Há um meio de reativar as transparências e ter um efeito similar ao Aero Glass, mas ele não funciona como o esperado. A remoção do recurso significa que as bordas serão completamente transparentes, o que pode causar distrações. Há até corrupção dos gráficos em alguns casos – a Microsoft claramente não quer ninguém usando o Aero Glass mais.


A boa notícia é que o Aero não foi removido completamente do Windows 8 – a Microsoft não está voltando à era do Windows XP removendo a aceleração gráfica por hardware nem os efeitos 3D. Todavia o Aero Glass – talvez a característica principal do Aero do ponto de vista do usuário – já era.

Se você gosta do Aero Glass, é lamentável – mas se você estiver preocupado que a Microsoft removeu a aceleração por hardware e outros recursos do Aero, então você pode dar um suspiro de alívio.

Original por Chris Hoffman para o How To Geek; tradução livre por Marcos Elias publicada no Explorando com autorização.


Vídeo demonstrando a aceleração de hardware no Windows 8

Durante o desenvolvimento a Microsoft divulgou um vídeo destacando o uso da GPU para renderizar diversos elementos da interface do Windows. Apps gráficos nativos (e os de terceiros que usam as mesmas APIs) rodam melhor no Windows 8 do que no Windows 7. Confira:

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Fernando escreveu

    A retirada do Aero Glass deixou a nova versão do Windows feia de doer.

    Entretanto, insatisfeito com isso, resolvi dar um pesquisa mais profunda e encontrei o seguinte programa: AGT (aero glass tweaker)

    http://www.msfn.org/board/topic/162036-aero-glass-tweaker-gui-for-win8-v131/

    Tenho utilizado este programa a mais de um mês e não tive nenhum problema de desempenho ou instabilidade, e olha que estou usando em um netbook com o AMD E-350

  2. escreveu

    Valeu, testarei :)

    Até um dos últimos previews do Windows 8 o Aero Glass estava presente, eu tinha gostado muito – era quadradão bem próximo do design final, mas com as transparências.

  3. Fernando escreveu

    Ok Marcos, depois você dá um retorno do seu teste.

    Na época em que postei o link o msfn estava fora do ar, mas já voltou

    A versão que está instalada em meu netbook é a 1.31, mas a 1.32 está liberada, mas não vou mudar pois não deu nenhum “efeito colateral” até o momento

    É surpreendente a funcionalidade desta aplicação, uma vez instalada não precisa ficar ativando, pra não dizer que dá para regular a opacidade e blur, muito show, você vai gostar