E aí, Marcos? Cadê os posts novos?!

Pois é, cadê?! =/

Este ano de 2013 não tem sido nada fácil para mim. De fevereiro a maio, junho, julho… Venho passando por uma enxurrada de problemas pessoais dos mais diversos, tudo junto. Isso me afastou de vários projetos online. Sei que é chato, mas o Explorando é de um cara só – eu – então acabou ficando com poucas atualizações.

Não é meu primeiro “sumiço” do site e provavelmente nem será o último. O Explorando é um projeto meio “pessoal”, apesar de ajudar nos rendimentos. Eu não recebo um valor fixo mensal para escrever aqui. É muito variável. Escrevo porque gosto, e nos últimos anos têm caído… O que me fez me dedicar a outras coisas. A web parece outra, há centenas de blogs lixos, os algoritmos do Google mudaram bastante nos últimos anos… Ganhar dinheiro com sites não é a mesma coisa de uns 4 anos atrás, e para blogs de dicas/tutoriais mantidos por uma pessoa só a coisa realmente complicou. Pelo que vejo com outros contatos blogueiros, realmente a situação tá feia.

Mas a base do problema não é isso. Foram meus problemas pessoais mesmo. Não tive como me manter atualizado nem me dedicar a explorar outros mercados. Não convém detalhar tudo, mas há basicamente três áreas afetadas – problemas em casa, problemas a nível emocional/familiar e problemas de serviços/trabalho. Todos juntos. Minha cabeça está um caos.

Esgotamento criativo. Vontade de sumir. Alguns sintomas de depressão envolvidos, é verdade.

Paralelamente outro site onde escrevo também anda às moscas. O GdH. O site veio perdendo colaboradores e ficou meio largadão depois de algumas coisas. O Morimoto simplesmente sumiu do site, o Julio (que escrevia notícias comigo) saiu… Acabou que fiquei apenas eu escrevendo regularmente na seção de notícias.

Só que andei “faltando” muito pelos mesmos motivos que sumi do Explorando: problemas pessoais. Não posso detalhar por envolver temas bem chatos e realmente pessoais, mas enfim, chega uma hora que não dá. Não tive tempo nem cabeça para sentar e escrever. Eu simplesmenten não queria ver mais o computador na frente. Ou notebook, tablet, smartphone, seja lá o que for.

O futuro do GdH é meio incerto, há propostas de mudança radical da linha editorial mas ainda nada tão concreto. Com o estilo de antigamente simplesmente o site não se mantém. E não é o único: o H Online fechou por não ser mais sustentável. O Guia do PC enfrenta dificuldades também…

A situação está bem feia. E meu lado pessoal ainda não está nada fácil. Venho preparando um apelo para encontrar meus irmãos que não vejo há mais de 10 anos, separados de mim quando ainda eram crianças… Meu emocional está muito bipolar e abalado. Não posso estabelecer uma linha e me manter fixo nela sem garantias de estabilidade. A situação financeira piorou, como consequencia do meu “sumiço” da web. Parte dos problemas vêm de 2012.

Enfim…

O Explorando não tem tantas atualizações por causa disso. Não tenho cabeça ultimamente. E no tempo que tenho, não vêm ideias boas. Decepções, desmotivações, esgotamento da criatividade…

Sei que é muito chato deixar um post desse tipo no site, mas me sinto na obrigação de esclarecer os leitores.

O site não morreu, eu ainda vou escrever coisas para cá. Mas não posso prometer como, nem quando.

Penso em diversificar o conteúdo e focar em algo mais pessoal, mais informal. Mas não há nada garantido.

É isso, desculpe se tiver decepcionado, mas minha situação não é das melhores :(

Se você tiver alguma ideia de como eu poderia melhorar o site e me reanimar, e/ou oferta de alguma proposta de parceria comercial, entre em contato (marcos <@> viamep.com).

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Puxa, rapaz, que pena essa confusão toda na sua vida. Só o que posso fazer é oferecer o discurso básico, que embora manjado é verdadeiro: as coisas sempre acabam melhorando, o lance é ser forte, ter paciência e nunca desistir de brigar. Acho que todo mundo já passou por momentos assim.

    Obviamente você não precisa pedir desculpas. Você faz o Explorando porque está afim, não deve nada a ninguém. É claro que a gente sente falta, mas é a sua vida, o seu tempo, e a gente tem que respeita isso. Torço pelo Explorando, mas antes de mais nada torço por você aí.

    A situação do GdH é mesmo triste. Você sabe que eu também trabalhava lá traduzindo artigos; eu saí, o Júlio saiu, e embora isso tenha sido chato, talvez tenha sido necessário. Os tempos mudaram, o GdH precisava mudar também. Acho que o que fazia sentido anos atrás não faz mais sentido hoje. O chato é que eles ainda não começaram realmente a tentar algo novo, e essa demora pode ser letal.

    > Se você tiver alguma ideia de como eu poderia melhorar o site e me reanimar, e/ou oferta de alguma proposta de parceria comercial, entre em contato (marcos viamep.com).

    Tô mandando o telefone de umas strippers, ok? :P

  2. Jorge Wagner escreveu

    Não estou decepcionado, mto pelo contrário, gostei da sua atitude em prestar esclarecimento aos seus leitores.
    Que tudo se resolva da melhor maneira possível e força aí p/ vc, Marcão!

  3. Marcos Dias escreveu

    O conteúdo do “Explorando” é digno de parabéns e deve ter sanado dúvidas de muita gente! Já se perguntou para quantas pessoas serviu e ainda servem as dicas que postou?

    Percalços todos nós passamos e aqueles que ainda não passaram com certeza passarão. A intensidade deles depende somente de nós mesmos, pois diante dos obstáculos o melhor a fazer é encará-los respeitando as dificuldades. Ao expor aos seus leitores a fase que passa você já deu um passo importante e resta agora prosseguir adiante. Gradativamente perceberá que as dificuldades se dissiparão, dando lugar a resoluções criativas que no futuro lhe servirão de referência. Lembra-se da frase “O Universo sempre conspira a seu favor”? Você já deve ter ouvido isso em algum lugar… Pois bem, tenha fé e acredite sempre no melhor, assim ficará mais fácil progredir na jornada… Aliás, o tempo é o senhor da razão! Avante!

  4. Alexandre escreveu

    Fala Marcos, acompanho seu posts a algum tempo, sempre achei seus textos muito interessantes, que Deus te ajude a encontrar soluções para todos os seus problemas, e que você volte escrever suas ótimas matérias aqui no Explorando.

    Força cara!!! E bola pra frente!!!!

    Alexandre.