Chrome Canary build: tenha uma versão mais recente do Chrome junto com a estável

por Marcos Elias, publicado no GdH

Na semana passada o Google anunciou uma compilação separada do Chrome do canal "dev", que sempre tem recursos fresquinhos – mas podem trazer alguns problemas.

Tradicionalmente o Chrome tem três "canais": o stable (normal), beta (contém atualizações recentes mas ainda não está finalizado) e dev (contém atualizações muito recentes e foi bem pouco testado, podendo ter problemas maiores também). Para alternar entre eles é um pouco chato, já que você só pode ficar com um canal de cada vez.

Para amenizar isso o Google lançou o Canary build, uma versão correspondente ao "dev" mas que é instalada separada do Chrome principal. Agora você pode ficar com o Chrome como navegador estável, ao mesmo tempo em que roda lado a lado uma versão mais recente. Se você gosta do Chrome, certamente é uma boa opção.

Por enquanto a nova compilação está disponível apenas para Windows, e pode ser baixada em:

http://tools.google.com/dlpage/chromesxs

Em recursos e número de versão ela é correspondente à do canal "dev", mas eventualmente o número pode variar dependendo das sincronizações e compilações adicionais necessárias para gerar o Canary.

Todas as atualizações, histórico e configurações do Canary ficam separados do Chrome principal. Atualmente o Canary marca a versão 6.0.477.0, e traz algumas mudanças visuais. Ele pergunta pelo buscador padrão ao ser aberto pela primeira vez, oculta o http:// da barra de endereços e tem a interface ainda mais minimalista, deixando o menu em um único botão:

Se você não quer instalar esse nem compilar o programa, uma outra possibilidade é baixar um snapshot recente do Chromium, a base open source do Chrome [comentei uma vez aqui no Explorando :)]. Ele tem várias compilações praticamente todo dia que não entram para o canal "dev". Navegue nas pastas em:

http://build.chromium.org/buildbot/snapshots/

Lá há subpastas para várias plataformas, para Windows é a que termina em rel-xp, tendo também para Mac e Linux. Os arquivos compilados estão compactados (zip) e não é necessário instalá-lo, basta extrair para uma pasta, rodar e, se não gostar, apagar a pasta.

Todavia o Canary pode ser mais interessante, já que permite rodar dois "Chromes" na mesma máquina com integração ao sistema operacional, mantê-los atualizados, etc. É também uma forma extra de usar mais de uma sessão com contas diferentes (como duas contas no Gmail ou Orkut, uma no Chrome principal e outra no Canary, por exemplo).

Mais: veja como baixar todas as edições do Chrome.

comments powered by Disqus