por Marcos Elias
O Google gostaria de ter inventado o Twitter. Como isso não aconteceu… Que venham o Wave e o Buzz. Será que o Wave vai ser extinto? O Buzz cumpre em parte as funções do Wave. O Wave sozinho parece meio sem graça. Mas talvez é porque está em fase beta fechada para convidados, e há poucas pessoas, assim sem amigos não há muito o que conversar por lá. Eu estava muito empolgado com o Wave no começo, mas depois não vi tanta utilidade, não no estado em que se encontrava.
Agora veio o Buzz. O Buzz pode ser definido como um misto de leitor de RSS pessoal com Twitter com as atualizações do Orkut. É possível comentar os tuítes vistos, ops, buzzes (como vão se chamar os posts?). Há o conceito de seguidores, bem parecido com o do Twitter.
Para ter uma idéia do que é, veja na página oficial:
E esse vídeo:
Ele é integrado ao Gmail, depois de ativado na sua conta terá uma seção abaixo do link “Entrada”. Infelizmente ainda não está no Google Apps, então não verei muita coisa por lá já que meus emails principais estão hospedados no Apps com domínio próprio.
Entre as atualizações que ele lista estão do Twitter, YouTube, Picasa, Blogger, Flickr, Google Reader…
Enfim, será que vai fazer sucesso, ou o pessoal não trocará o Twitter por isso, mesmo estando integrado ao Gmail (o que é uma conveniência e tanto pra quem vive com o Gmail aberto)… Fora que contatos do Gmail, todo mundo tem algum.
Só o tempo e as pessoas dirão se vai pra frente ou não passará da fase de testes. É interessante, mas não dá pra dizer que é novidade…
É uma coisinha meio inútil, sem graça… como tantas coisas na internet, mas mesmo assim todos os dias tenho que ver o que tem de novidade. Putz, as coisas sem graça são bem mais interessantes.