Se o Lazarus reclamar que não encontra as pastas ou caminhos certos…

por Marcos Elias

Ao instalar o Lazarus você deve certiticar-se de que as pastas com os arquivos necessários estejam configuradas corretamente, para que ele possa encontrar tais arquivos (compilador, código-fonte das units do Pascal, etc). Ao atualizar ou pegar uma versão em desenvolvimento (como as compilações diárias, que normalmente uso) pode ser que algumas pastas não estejam marcadas corretamente.

Isso é um problema bastante comum, e acaba desanimando muita gente que desenvolve em Delphi e tenta lidar com o Lazarus. Outra coisa, sem a pasta dos fontes do Pascal, ao tentar clicar duas vezes num evento de componente no Object Inspector ele pode apresentar um erro, em vez de levar ao ponto do código onde deveria fica parado, e mesmo ao tentar associar o evento a uma função digitada manualmente pode dar problema. Configurando corretamente a pasta dos fontes nas opções, esse problema acaba.

Para corrigir isso, vá ao menu Ambiente > Opções (em inglês: Environment > Options). Na primeira seção (Arquivos, ou Files), deixe os caminhos das pastas selecionados corretamente. Se não estiver ou se ele reclamar que não encontra os arquivos, clique no botão de Procurar (com as reticências).

Por exemplo, usando a versão 0.9.29-0-20091221 (compilada em 21 de dezembro de 2009) no meu Debian Lenny, os caminhos foram esses:

Pasta do Lazarus:
/usr/lib/lazarus/0.9.29/

Caminho do compilador FPC:
/usr/bin/fpc

Pasta da fonte do FPC:
/usr/share/fpcsrc/$(FPCVer)/

Esse $(FPCVer) é uma variável que pega o número da versão do FPC padrão em uso.

E no Windows de 64-bit, com a versão 0.9.29 compilada em 31/12/2009:

Pasta do Lazarus:
C:\lazarus\

Caminho do compilador:
C:\lazarus\fpc\2.2.4\bin\x86_64-win64\fpc.exe

Pasta do código-fonte do FPC:
C:\lazarus\fpc\2.2.4\source\

Caminho do Make:
C:\lazarus\fpc\2.3.1\bin\x86_64-win64\make.exe

É basicamente isso, se as pastas estiverem incorretas, clique no botão de procurar e localize-as. No Windows geralmente a pasta do fpc fica dentro da pasta do Lazarus. A pasta do compilador será a bin\arquitetura. E a do código do pascal será a sources, dentro da pasta do fpc.

Se no Linux você não tiver o código fonte das units do FPC, é bom instalá-lo. Eu geralmente uso distros baseadas no Debian, então sempre pego os pacotes deb do Lazarus e Free Pascal Compiler (prefiro as versões mais recentes), extraio tudo numa pasta e mando um dpkg -i *.deb :)

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Laercio escreveu

    Após incluir outro path em project option, compiler options, other unit files não achou mais a unit Classes (a primeira de uses). Tinha um path e adicionei outro e daí não compilou mais e deu este problema – a solução tá difícil de achar (já ví o problema relatado até em alemão).
    Meu Lazarus é o 1 e Windows7 32bits.
    Estou migrando do Delphi 7 e realmente esta confusão é um pouco desanimadora – se não compila como trabalhar?