por Marcos Elias
As gigantes das telecomunicações querem limitar a nossa internet, forçando todo mundo a pagar bem mais caro para ter acesso a recursos com os quais já estamos acostumados: YouTube, Netflix, torrents, downloads… A internet no Brasil não será a mesma se isso for aplicado na prática. Para piorar, a Anatel, ponta de esperança por ser a agência reguladora… Está do lado das empresas.
O pessoal está revoltado, e com razão. Por trás das diversas motivações das empresas no bloqueio da internet certamente está a concorrência com serviços de streaming tipo Netflix, já que muitas empresas de telefonia são também operadoras de TV a cabo. O setor tem perdido milhares e mais milhares de clientes nos últimos anos. Para complicar, cada vez mais consumimos conteúdo de mídia em alta qualidade: games possuem arquivos gigantes por causa das texturas; as atualizações do Windows são grandes também; todo mundo hoje em dia usa vídeo, se não é no YouTube é no Facebook e mensageiros privados!
Curiosamente várias empresas ainda anunciam a todos os cantos os seus serviços, com mensagens que sugerem o uso ilimitado… Não dá para cancelar a internet nem trocar de provedor, porque não temos grandes concorrentes no mercado – configurou-se um cartel das gigantes. Então o que fazer?
Tenho visto no Facebook muitas reclamações nas páginas oficiais das empresas. Vamos nos manifestar diretamente nas páginas delas também!
Xingar muito nas redes sociais talvez ajude!
O pessoal de mídias sociais não têm culpa, mas estes meios sociais são um bom canal de comunicação com as empresas. Quem saaabe isso bote uma pressão a mais para mudarem de ideia, enquanto algum processo ou campanha maior não tem efeito.
Vamos às páginas e perfis oficiais das grandes operadoras então reclamar em todos os posts:
https://www.facebook.com/vivo/
https://www.facebook.com/OiOficial/
https://www.facebook.com/NEToficial/
Procure pelas outras operadoras, caso use ou conheça uma diferente, e pergunte a posição dela publicamente! Vale reclamar no Twitter também. Com muita gente postando, a exposição ficará marcada pelo menos.
Por enquanto a TIM parece que não vai aderir ao limite. Infelizmente a área de abrangência dela é bem pequena. A Copel do Paraná também não.
A NET tem o limite já definido no contrato há muito tempo, mas ela não aplica na prática para a maioria dos usuários – se começar a aplicar aí ficará ruim.
Deixar para depois vai complicar tudo: quando a medida for implementada, voltar atrás será bem mais difícil. =/
A associação Proteste está com uma campanha online arrecadando assinaturas virtualmente, não custa colaborar! Clique aqui para ver e assinar.