Publicado Google Chrome 4.0 beta, com sincronização de favoritos

por Marcos Elias, publicado no GdH

O Google publicou ontem o Chrome 4.0 beta, uma versão mais estável do Chrome 4, que já está disponível há alguns meses nas compilações do canal de desenvolvedores (dev-channel). Sendo beta ele pode ser usado por mais pessoas, diferente das versões "dev" que não são recomendadas para todos, já que toda semana podem apresentar bugs estranhos.

O principal recurso exibido é a sincronização de favoritos, que usa o mecanismo XMPP, o mesmo por trás do Google Talk. A sincronização ajuda a manter os mesmos favoritos sempre que você acessar o computador, seja no PC de trabalho, de casa, no notebook ou em outro local. Veja um vídeo divulgado por um dos membros da equipe do Chrome:

Basta clicar no menu "Sincronizar meus favoritos" no botão Ferramentas (aquele com ícone de chave de boca) e fazer login com sua conta Google. Para quem quer manter "total" privacidade sobre os endereços marcados como favoritos, não seria interessante usar esse recurso.

Outra grande mudança é com relação ao desempenho (se bem que todo desenvolvedor de navegador vem falando isso ultimamente). Segundo o Google, o Chrome 4.0 beta é cerca de 30% mais rápido que a versão 3 (atual estável), e 400% mais que o primeiro lançamento do Chrome estável. Para os testes foi considerado o Dromeao DOM Core, da Mozilla.

Muitas pessoas estranham o jeito do Google de numerar as versões. Parecia que o Chrome ficaria em beta para sempre (quase como o Gmail e Orkut), mas com o Chrome 1.0 o Google removeu o rótulo beta para que pudessem ser firmadas parcerias com alguns fabricantes de hardware (OEM). Daí para as outras versões foi "um pulo", sendo que o visual do navegador continou praticamente o mesmo, e há quem não considere as versões atuais "completas" pela falta de um monte de coisas – RSS, extensões, etc.

Na prática, mesmo o Chrome estável, está um pouco longe de competir com outros navegadores do porte do Firefox. Pelo menos por enquanto. Apesar disso ele tem uma fatia interessante do mercado, 3,6% dos usuários de internet navegam por ele, segundo a Net Applications em apuração de outubro. É pouca coisa a menos dos 4,2% do Safari, não chega aos pés do IE e Firefox (com 64,6 e 24,1%, respectivamente), mas foi atraente o suficiente para passar do Opera (2,17%), um excelente navegador com muitos anos de estrada que não consegue ser tão popular.

Apesar da falta dos recursos citados, o navegador conquistou muitos fãs justamente pela simplicidade e melhor aproveitamento do espaço na tela para os sites, isso é incontestável. Particularmente venho usando ele como navegador padrão desde o primeiro dia que foi publicado.

Outros recursos no Chrome, como suporte a WebGL e Google Native Client, devem aparecer em pouco tempo. Uma versão beta do Chrome 4 para Mac também é esperada para poucos dias (enquanto no Linux…).

Para baixar, acesse:

http://www.google.com/intl/en/landing/chrome/beta/

comments powered by Disqus