Como usar o phpMyAdmin no CentOS

Como acessar o phpMyAdmin em distros RHEL

por Marcos Elias

Em outras deve ser parecido, mas não vou falar porque não testei.

Por padrão o phpMyAdmin do CentOS (distro muito usada por ser a versão pirateada gratuita, livre e comunitária do Red Hat Enterprise Linux) só permite acesso local, ou seja, não permite que ele seja acessado a partir de outro IP. Digo o phpmyadmin instalado pelo yum (yum install phpmyadmin). Você não pode abrir no PC da sua casa seuservidor.com/phpmyadmin e sair navegando no banco de dados.

Para isso você deve liberar o acesso de todos, ou do seu IP pelo menos. Abra o arquivo:

/etc/httpd/conf.d/phpMyAdmin.conf

E edite ou altere, de forma a adicionar isso:

order deny,allow
allow from all

Reinicie o apache (service httpd restart) e pronto!

Você pode acessar o phpmyadmin em qualquer site ou endereço no servidor, ou pelo IP. Basta adicionar /phpmyadmin na URL. Dessa forma ele pode ser acessado por qualquer pessoa, em qualquer lugar, sem que você precise usar um navegador dentro do próprio servidor – até porque geralmente não terá interface gráfica, e usar o links ou lynx para passar um tempo no phpMyAdmin não é nada agradável.

Seria considerado um risco de segurança deixar aberto a todos, mas vale lembrar que é necessário a senha do MySQL para acesso, então não basta algum engracadinho entrar em seusite.com/phpmyadmin.

Mas é claro, depois de fazer o que você precisa, pode editar o arquivo novamente, negando o acesso para todos. Assim a consciência fica tranquila :)

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. escreveu

    Amigo eu tenho alguns sites feitos em php, ,as tenho q usar o phpmyadim será se vc podria enviar um totorial de como eu podria usar esta ferramenta.
    Blz fico no agurdo