por Marcos Elias
(eu amo Linux e software livre, mas também xingo muito no Twitter quando fico com raiva :P)
Isso acontece muito comigo, em vários computadores, com várias distros. Algumas vezes é problema de som baixo, mesmo com o controle de volume no máximo. Algumas distros ruins, amadoras (tipo Ubuntu, openSUSE, coisa de fundo de quintal mesmo) deixam por default o som baixo, ou por algum bug que não estão nem aí acaba ficando assim na configuração padrão. Se for seu caso, tente ver isso: Como resolver som baixo ou mudo no Linux. Pode ser que seja seu caso, pode ser que não.
Se você usa o KDE e o som funciona, mas o controle de volume não, então é uma outra coisinha. Algumas placas têm várias saídas de áudio. O controle de volume KMix do KDE só usa uma delas por padrão. E essa saída pode ser a HDMI (que nem precisa ser da placa de som tradicional), mesmo quando você deixa o plug na saída analógica… Como resultado, os sons funcionam (tanto em programas tocadores de mp3 como na web) mas o controle de volume fica inútil, não altera em nada o volume real.
Se for seu caso, experimente clicar com o direito no ícone do controle de volume no KDE e escolha Selecionar o canal principal.
Marque então a saída que você está usando. Se não sabe, teste qualquer uma delas :P
Isso deve resolver… Enquanto o KDE não for capaz de detectar a saída utilizada ou então usar um controle de volume genérico, que altere todas as saídas de uma vez, vai continuar sendo necessário fazer isso.
Falando em KDE, saiu esses dias o 4.6.3. Se você se irritou com o 4.0 e seus milhares de bugs, vale a pena experimentar uma versão nova, está muito melhor – ainda encontro um ou outro probleminha, mas nada tão grave como há poucos anos ou meses atrás.