por Marcos Elias
Enquanto isso, em um passado remoto lá pros anos de 2010…
AOL e ZDNet ajudarão aquela criança se você encaminhar a mensagem para todos os seus amigos… E a criança precisa! Afinal você vê as fotos da criança e pretende ajudar, como você tem um bom coração você encaminha a mensagem para todo mundo. Você termina o dia feliz, você ajudou a, se não salvar, pelo menos tentar melhorar uma vida. Ótimo! Se você é do tipo que encaminha essas mensagens sem nem questionar o problema, continue lendo. Se não for, então não precisa ler esse texto rsrs.
Ótimo para os spammers, que conseguiram milhares de endereços de e-mail dos seus amigos. Repare que quase sempre, ao encaminhar mensagens, vão junto os endereços de email de quem mandou e quem encaminhou. Ao longo do tempo (meses, anos…) a mensagem vai ficando enorme, cheia de emails. Mas isso é ruim, só gasta tempo e banda dos provedores de hospedagem. Você está dando de graça o endereço de email dos seus amigos e falando: “pode mandar spam que eles gostam”. É isso que você faz ao reencaminhar essas porcarias de correntes.
Quem criou a original pode perder acesso à mensagem, é verdade, já que não vai ter garantias de que ele receba a mensagem novamente com a lista de e-mails “preenchida” (se bem que tem uns que pedem para enviar para determinado endereço também, aí sim pegariam a lista!).
Muita gente dá risada do Instituto Galvao mas faz a mesma coisa de alguém que, eventualmente sem saber, divulgou na inocência. (nunca ouviu falar no CALA BOCA GALVAO? em que mundo você vive? Bom, se não vive na internet, procure por instituto galvao, ou cala boca galvao nos sites de busca… :P)
Ainda hoje, em 2010, milhões de anos luz da Internet de 1998 (que eu não conheci, por sinal, só vim usar em 2002), há quem encaminhe essas correntes acreditando que está ajudando. Poxa vida, o povo é muito burro! (desculpe a expressão se te ofendi).
Nenhum provedor vai dar $ pra ninguém por cada email encaminhado. E outra, AOL? Dá licença, é tanto CTRL+C / CTRL+V… AOL já saiu do Brasil faz tempo (ainda bem, mas isso não vem ao caso rsrs). E a ZDNet então? haha.
“SE”, “se” um dia um provedor fizesse uma campanha dessas, certamente sairia na mídia e/ou teria, no mínimo, um informativo no site oficial desses provedores.
A origem dessas mensagens é antiga e isso não ocorre só no Brasil. Quem usa ZDNet aqui? Porque uma empresa de outro país se interessaria em ajudar uma determinada família de criança doente aqui, e isso ficaria conhecido só na internet?
É uma espécie de “lenda digital”. NÃO CAIA NESSA. Não encaminhe essas mensagens. Encaminhe as coisas que você achar úteis ou engraçadas para seus amigos, mas por favor, né, não redistribua lixo virtual.
Agora… Encaminhe essa mensagem para todos os seus contatos, senão tudo de mal vai acontecer com seus amigos cujos endereços de e-mail você ajudou a divulgar por aí à toa.
Fala sério…
Fiz esse post porque tenho amigos pessoais que se comovem com essas mensagens e acreditam que estão ajudando! É difícil entender a inocência das pessoas na web…
Veja +: um texto antigo no E-Farsas. 2003, a AOL ainda estava no Brasil.