por Marcos Elias
Você trocaria sua coleção de músicas em vinil mp3 por áudio via streaming, sem ter controle direto sobre os arquivos? Em busca de um acervo maior e disponibilidade em qualquer lugar com internet, muita gente está trocando.
Serviços variados como Google Music (só nos EUA), Ubuntu One, Oi Rdio, Terra Sonora, Grooveshark… Aparentemente estão em crescimento.
Agora chegou mais um ao Brasil, com cerca de um ano de atraso: o Deezer.
O catálogo dele conta com mais de 20 milhões de faixas. São músicas legalizadas, autorizadas em contratos com as grandes gravadoras. Só que elas não são “suas”: você pode ouvir enquanto for assinante do serviço.
A conta gratuita serve basicamente como uma demonstração, oferecendo a merreca de duas horas de som por mês. Nos primeiros seis meses o serviço é grátis e deixa ouvir ilimitadamente, mas só 6 meses… Para quem se viciar no Deezer depois será necessário pagar.
Atualmente os valores das assinaturas são R$ 8,90 por mês no plano mais básico e R$ 14,90 no Premium+. Ambos oferecem escuta ilimitada sem propaganda em PCs e Macs, mas só o mais caro libera os sons em celulares e tablets. Neste plano mais caro também dá para ouvir as músicas offline, elas ficam baixadas e guardadas no cache do app do Deezer. Ainda assim elas não são suas: ao encerrar a assinatura você perde o acesso aos arquivos. É diferente de comprar as músicas pelo iTunes, Ubuntu One Music Store ou qualquer outro meio.
Particularmente nunca usei estes serviços, gosto de ter controle dos meus arquivos. Como meu acervo não é tão grande e geralmente fico com versões remixadas ou ouço sets de DJs, para mim pelo menos não é interessante. Prefiro ter as músicas compradas no PC e repassá-las ao celular pelas vias tradicionais.
Se quiser conhecer o Deezer, confira: http://www.deezer.com
Na pior das hipóteses você terá um imenso catálogo com títulos nacionais e internacionais para ouvir de graça, quando quiser, por até seis meses.
Valeu pela dica, Picóvsky!
Eu já tinha testado o Xbox Music, e estava curtindo bastante. Até fiz um review, ó:
http://www.cosmiceffect.com.br/2012/12/01/xbox-music-para-ouvir-musica-ate-estourar
O que mata é que o negócio só funciona no meu Xbox 360 e no Windows 8 — que eu ainda não instalei. Agora tô seguindo a dica e testando o Deezer, e me parece ótimo. Já vi que faltam alguns discos do Metallica e o primeirão do Garbage, mas o pacote básico custa metade do preço do Xbox Music e os seis meses de graça são mais do que suficientes para avaliar a qualidade do serviço. Valeu pela dica!
Legal Orakio! Valeu por avisar via Face, o comentário tava no spam mesmo, coisas do Akismet :P