por Marcos Elias
O Windows 10 inclui o antivírus nativo da Microsoft, o Windows Defender. O Windows 8 também vinha com ele, mas no 8 ele podia ser desativado pelos usuários. No 10 não dá para desativá-lo de forma tão fácil. Existe um aplicativo que ajuda nesta tarefa!
Por que desativar o Windows Defender?
Cada um tem lá seus motivos. O Windows Defender fica verificando tudo o que você faz no computador, o que pode deixar as coisas mais lentas. Em geral ele é bem leve, mas dependendo do game ou programa que você roda, o desempenho pode ficar comprometido por causa da proteção em tempo real. Se você ir nas configurações do Windows Defender e desativar a proteção em tempo real, depois de algumas horas ela é ativada automaticamente de novo. É uma alteração temporária. Infelizmente a Microsoft tomou o controle sobre seu computador – critico demais várias atitudes dela neste artigo: O que está acontecendo com a Microsoft?
Para desativar permanentemente estou usando o NoDefender, um pequeno aplicativo grátis feito pelo cara do site WinAero. Ele já fez vários utilitários para Windows no passado, e o NoDefender é mais uma das ferramentas legais que ele criou.
Como desativar o Windows Defender – Passo a passo
Primeiro, tenha certeza de que você quer isso. Pode ser complicado ativar o Windows Defender depois, caso se arrependa. Se tiver certeza, vamos lá!
Baixe o NoDefender na página oficial:
http://winaero.com/blog/nodefender-disable-windows-defender-in-windows-10-with-few-clicks/
Cuidado: ele tem links de publicidade inclusa no texto; não é o link “recommend…”, é o link “Download the NoDefender app”. Extraia e abra o programa.
Basicamente clique em Next. Na próxima tela,. clique no botão “Open Windows Defender Settings” (Abrir Configurações do Windows Defender).
Isso abrirá a tela de opções do Windows. Desative todos os itens: proteção em tempo real, proteção em nuvem e envio automático de amostra. Dependendo da versão do seu Windows, podem existir outras opções. Desative elas também.
Desativando, feche esta janela e clique no Next no NoDefender.
Pronto! O Windows Defender agora foi desativado completamente no seu computador. Ao tentar abri-lo você receberá esta mensagem:
Note que a Microsoft pode alterar isso caso ela queira. O Windows 10 pode receber uma atualização no futuro que reative o antivírus, já que ele é fornecido de forma atualizada para todo mundo – até desativar as atualizações automáticas é mais complicado no 10.
Bem, por enquanto tem funcionado bem, o Windows Defender não me incomodou mais!
Ficar sem o antivírus é bom?
Eu nunca gostei de antivírus residente, estes que ficam verificando tudo o que você faz. Acho um desperdício de recursos. Sabendo navegar, não clicando em links suspeitos, não baixando coisas desconhecidas, não usando extensões suspeitas no navegador, mantendo tudo atualizado… As chances de ter o computador infectado são pequenas. Nunca tive problemas com vírus desde quando usava o Windows 98, porque teria agora?! Hehe. Mas cada caso é um caso. Eu gostava de antivírus apenas para verificar pastas ou arquivos isolados de vez em quando, ou para fazer uma varredura completa só para ter certeza de que está tudo limpo. Só não quero a proteção em tempo real. Só que no Windows 10 não dá para desativá-la permanentemente. Desativando pela forma tradicional, depois de algumas horas ela é ativada novamente… Ou então eu seria obrigado a usar outro antivírus com mais opções de controle, o que também não quero… Então o jeito foi me livrar do Windows Defender por completo.
Para a maioria das pessoas ter o antivírus é bom: ele protege contra cliques acidentais em links maliciosos, desde que os programas já tenham sido catalogados como vírus ou realizem atividades que o antivírus detecte como suspeitas. Nenhum programa de segurança será eficiente o tempo todo: pegar ou não problemas no PC decorrente de aplicativos baixados depende muito das atitudes dos usuários. Às vezes você entende bem de PCs, mas sua mãe, pai, tia, irmão mais novo… Não. Aí complica. Seria bom manter o antivírus ligado e funcionando nestes casos. Ou instalar outro.
Como reativar o Windows Defender?
No momento ainda não parei para ver como reativar o Windows Defender depois de desativá-lo com o NoDefender. A página do NoDefender informa que ele poderia ser reativado, mas aqui não funcionou. Nem ligo, queria mesmo era me livrar dele :p
Se você reinstalar o Windows ou aplicar uma grande atualização via Windows Update quando for lançada, é provável que o Windows Defender seja ativado novamente. Neste caso bastará passar o NoDefender de novo, se quiser – e se a Microsoft não mudar o sistema interno que permite que ele seja desativado no futuro, é claro.
Se você souber como reativá-lo, comente aí! =D