Disponibilizando arquivos para download

por Tatiane Martins

É simples: carregue o arquivo para a mesma pasta do site. Coloque um link para ele. Só isso!

Prefira deixá-lo compactado, além de ocupar menos espaço em disco, e colaborar com a transferência de dados na Internet, é mais seguro.

Geralmente ao se baixar um arquivo por meio de um link, o navegador decidirá o que fazer com ele, ou perguntará se a pessoa quer abrir ou salvar. Por exemplo, um arquivo compactado ou um programa geralmente o navegador pergunta ao usuário o que ele quer fazer com o arquivo. Já um pdf seria aberto diretamente no navegador, caso o plugin do Acrobat Reader estivesse devidamente instalado. Às vezes isso pode ser desagradável, em especial se você quer que seu arquivo seja salvo, não aberto diretamente.

Deixe-o então no formato ZIP, que é o formato universal para arquivos compactados.

Saiba que... Alguns servidores, em especial gratuitos, não aceitam arquivos que não sejam da web (como HTML, JS, GIF, JPG, CSS, etc). Neste caso, você deverá colocá-lo num outro local, e usar o link completo, com http://.

Um exemplo rápido: para baixar o programa InstMepTexto.zip, deixe ele na mesma pasta da página, e coloque o link assim:

<a href="InstMepTexto.zip" target="_blank">Clique aqui para baixar o Mep Texto</a>.

É bom fazer o link se abrir numa nova janela, senão geralmente depois de baixar a página atual é fechada, já que o download ficou no lugar dela.

Obs.: alguns servidores não aceitam "chamadas" a arquivos zipados vindas de uma página localizada em outro servidor. Por exemplo, se você tem um site no servidor X, mas guarda seus arquivos zipados no servidor Y... O link ficaria assim:

<a href="http://seunome.Y.com.etc/seuarquivo.zip" target=_blank">Clique aqui...</a>

Mas o servidor Y, ao perceber que a página que solicitou o arquivo está num outro servidor que não ele mesmo (no caso, o X), não permite o download. Nesses casos, é bom montar uma simples página e deixá-la no servidor onde fica o arquivo. Depois coloque o link para ela, e nela coloque um redirecionamento (ou um link) para o arquivo em si, que agora seria chamado do mesmo servidor, podendo então ser baixado sem problemas.