Conteúdo incluído em JavaScript

por Marcos Elias Picão

Um recurso extremamente interessante em JavaScript, que permite que um determinado código seja acessado por várias páginas. Assim, por exemplo, se você alterar esse conteúdo compartilhado, ele será atualizado em todas as páginas quando o usuário navegar por elas, pois ele é carregado quando a página é chamada.

Imagine que você tenha um texto de rodapé (como os de copyright) ou um menu, e que este deva aparecer em diversas páginas. Você determina o conteúdo uma única vez e insere-o no lugar desejado nas suas páginas, sejam estas quantas forem. Depois, se você tiver que modificar o texto ou o objeto, altera apenas um arquivo: o script que o contém.

O código de inclusão é o seguinte:

<script language="javascript" src="coisas.js"> </script>

O conteúdo do arquivo coisas.js será carregado no local em que este código estiver. O arquivo coisas.js deve ser escrito em JavaScript, basta abrir o Bloco de notas ou o editor de sua preferência e digitar o seguinte nele, depois salvá-lo na mesma pasta do site com a extensão .js:

document.write('Teste de texto incluído<br>nas páginas');

Você pode utilizar comandos HTML, exceto aspas. O que for aparecer deve estar entre as aspas (simples ou duplas, a seu critério) do JavaScript, no caso, document.write('SEU_TEXTO_AQUI');

Todas as páginas que chamarem seu arquivo js exibirão seu conteúdo, no local em que o script estiver.

Observações:

  • Evite utilizar aspas nem apóstrofos no texto ou código a ser incluído. Escreva normalmente, como href=pagina.htm (sem aspas) ou color=#123456. Você pode usar praticamente qualquer código HTML, inclusive os caracteres especiais.

  • Se precisar usar aspas duplas no conteúdo incluído, então use aspas simples para delimitar o texto. Ou vice-versa.

  • Todo o conteúdo incluído, seja ele um texto ou códigos HTML, deve ser escrito sem quebra de linhas. Não dê enter, portanto, ao digitá-lo no arquivo .js.

  • Evite utilizar conteúdos "grandes". Alguns navegadores podem se atrapalhar, não executar o script e portanto seu código correrá o risco de não aparecer. Por isso não é recomendável utilizar esse método para criação de menus, se forem muitos os itens.

  • Não coloque muitas chamadas a arquivos .js na sua página. Alguns poderão não ser carregados se forem vários.

Veja um exemplo: criamos o arquivo mep.js, que ficará na pasta do site, conforme o conteúdo abaixo:

Nas páginas do site, colocamos lá embaixo do código, no final de tudo:

<script language="javascript" src="mep.js"> </script>

E o seguinte texto seria então carregado no lugar do script:

 


Copyright © por Mep Produções
Todos os direitos reservados
http://www.mepsites.cjb.net

Você pode definir fonte, tamanho, cores, colocar uma imagem... Ou até mesmo scripts inteiros em JavaScript, neste caso sem utilizar o document.write. Assim fica fácil atualizar conteúdos que se repetem em diversas páginas...