Tive que me render a um Dock no Ubuntu 11.04

por Marcos Elias

O Unity do Ubuntu tem algumas deficiências chatas… Não é possível mudar o dock de lugar. Eu adoraria movê-lo pra parte inferior da tela. (Tá bom, não gostam que chamam o lançador de dock, mas ele é a cara do Dock do Mac e da barra de tarefas do Windows 7 em comportamento!)

Pesquisando, parece que não estão dispostos a fazer isso porque o Unity foi pensado exatamente daquele jeito pelos ditadores da Canonical. Poxa vida… Nem uma opçãozinha pra mover pra baixo ou direita? NÃO.

Eu nunca gostei de usar docks no Linux, uma porque não precisava (já que prefiro KDE), outra porque achava uma cópia descarada do Mac, que não curto tanto assim por ser ‘simples d+’. Como já devo ter comentado, sou mais uma barra de tarefas clássica. Nem curti a nativa do Windows 7, que vive agrupando botões, sendo necessário dar mais cliques para quem vive com muitas janelas abertas. Muitos desenvolvedores de interface hoje em dia pensam nos usuários que vivem em Orkut/Facebook e MSN, e se esquecem daqueles que vivem com 3 ou 4 janelas do navegador X com 20 abas em cada uma, mais algumas dos navegadores Y e Z, duas ou três do Putty ou terminal, umas 3 do editor de textos, umas 5 do gerenciador de arquivos… É, complica.

Um exemplo que me irrita: pra que clicar no ícone do Chrome com o direito e depois ter que dar mais um clique pra achar a janela desejada, uma vez que eu posso ter dois ou mais botões do Chrome, um para cada janela aberta? Não foi o Mac, nem o default do Windows 7, nem será o Unity que vai me fazer mudar esse comportamento. No dock (ops, lançador!) do Unity não preciso clicar com o direito, basta um clique único, porém ainda assim precisarei dar mais um clique na outra janela, comendo alguns pedaços de segundo. Juntando isso ao longo de + de 8h de trabalho, fica irritante.

Docky: um dock para Linux

Durante a fase em que decidi dar uma chance ao Unity, passei a usar o Docky, já que não tenho opção nativa pra deixar os ícones ali embaixo. Ele tem um comportamento parecido com o Dock do Mac OS X, inclusive é necessário clicar com o direito para acessar as outras janelas do programa. Mas não deu para arrastar arquivos para cima da tela dos programas ali…

docky no unity

Se você está usando ou pretende usar o Unity e deseja ter botões rápidos na parte inferior da tela, pode optar pelo Docky, ou outras opções diversas de aplicativos similares. A instalação é fácil, só procurar na Central de Programas do Ubuntu ou fazer do jeito tradicional (apt-get install…). Ele pode ser configurado para ser carregado sempre na sessão, e pode receber alguns botões extras também, como o mostrar área de trabalho.

Para colocar esse botão, clique no primeiro botão do Docky, que abre as opções dele. Na aba Docklets ative o Desktop.

configurações do docky no linux

Todavia o Unity permite usar o atalho Super (Win) + D.

Mudanças no Explorando :D

Ah, e boas vindas ao Leonardo (@LeoMSantos), que postará no Explorando também :) O canal dele fica separado no /lms, mas quem recebe por email receberá tudo junto no feed. O post de inauguração foi sobre como acessar partições Ext2/EXt3 no Windows, muito útil para quem usa dual boot entre Windows e Linux.

Como o site ficou bem fragmentado, com parte em B2Evolution, parte em WordPress no www2 (anterior .viamep.com), parte em PHP manual… E mais esse .com.br, acaba ficando ruim para acessar os posts de determiando tema. Por exemplo, todos os posts com a tag Windows 7, ou Linux, ou KDE, ou Mac… Estarei resolvendo isso nas próximas semanas, criando um sistema diferente para listar esses posts. Pretendo usar uma gambiarra com WordPress onde cadastramos a URL, tags e pronto, ela será usada oficialmente. Aí é só botar um redirect 301 nas outras páginas de tags e categorias e pronto :D

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. escreveu

    Pra quem está se matando para achar o terminal no ubuntu 11.04 vai a dica:

    Sabe aquele logo do ubuntu no canto superior esquerdo?

    Clica nele, e na caixa de pesquisa dele digite: terminal…hooooooooooooooo

    ACHAMOS…..rsrrrsrs

  2. escreveu

    para instalar sua broadcon no ubuntu 11.04:

    Clica no botão de desligar e em configurações de sistema, cá entre nós ” um menu dentro do botão de desligar?” vai entender, em fim, depois de clicar em configurações de sistema clique em drivers adicionais, veja que não tem nenhum driver proprietario ainda, conecte o cabo de rede do seu roteador no seu pc ou notebook, feito isso feche a janela de drivers adicional e abra novamente, veja que ele dara a opção de instalar o driver, ative-o e pronto, sua broadcon já esta funcionando.

  3. minus escreveu

    nusss… pra encontrar o terminal [e tao facil, eh soh digitar Alt+f2, depois digitar ( gnome-terminal ) q vc ja ta no terminal.

  4. deadlock escreveu

    Affs fazer Alt+f2 pela primeira vez, após você ter restaurando a janela do Firefox, é osso!!! -10 pra Canonical!!!

  5. flavio escreveu

    Marcos, a primeira coisa que faço quando instalo um w7 é ir em propriedades da barra de tarefa e “Nunca combinar ícones” (ou algo parecido).
    Ps: Leio seus artigos faz tempo =)

  6. escreveu

    Galera, uma ótima opção de dock é o Cairo-Dock. Bem intuitivo e elegante. Gostei bastante dele. Estou utilizando no Ubuntu 11.10. Vale a pena experimentar. Quem quiser instalar é simples:

    $sudo apt-get install cairo-dock

    O site é o http://glx-dock.org/

    []’s