por Marcos Elias
Do inglês “early adopter” daria para tirar uma tradução informal como “adotante prematuro”, “pessoa que adota algo antes de todo mundo”.
Early adopter é uma pessoa que adota uma tecnologia, produto ou serviço antes das demais. Normalmente são entusiastas ou fãs de alguns produtos. Às vezes, entusiastas ou interessados em uma determinada categoria de produtos novos, por exemplo, que boa parte das outras pessoas duvidam do sucesso.
Logo que sai uma nova versão de um sistema operacional tem um pessoal que corre baixá-lo ou comprá-lo. A pressa e euforia são grandes: querem ser os primeiros, aproveitando o novo sistema logo que ele é lançado. Pode-se dizer que essas pessoas são early adopters deste sistema.
O mesmo pode ocorrer para uma nova versão de um produto físico, como um smartphone ou tablet, console de jogo, computador, etc. Por exemplo, os early adopters dos tablets foram os primeiros a comprar tablets, quando muita gente ainda olhava para estes dispositivos com certo receio.
Alguns early adopters fazem fila nas lojas para comprar o produto no dia do lançamento, algo comum com produtos mobile da Apple, como o iPhone e iPad.
Não há exatamente uma categorização clara de quando uma pessoa é ou não early adopter de algum produto ou serviço. Dependendo do período considerado, um early adopter pode ser qualquer um que adotou e confiou em tal produto muito cedo, logo nas primeiras semanas; mas, dependendo do tipo de produto, esse rótulo pode ser atribuído a quem o adquiriu nos primeiros meses.
Em termos de software normalmente os early adopters usam versões de testes, como alphas, betas e release candidates. Eles fazem parte de um seleto grupo de pessoas que experimentam o programa antes de todo mundo, antes dele virar realidade comercial. Quando a grande massa da população acha que aquilo é novidade, os early adopters já se sentiam em casa com os recursos.
Como consequência, ser early adopter também pode trazer riscos: quem tem pressa pode comer cru. Instalar uma versão de um software não muito testado logo após o lançamento pode resultar em problemas inesperados (ainda mais quando forem versões de desenvolvimento ou testes). Depois que muita gente testa e os problemas são corrigidos a coisa normalmente fica mais tranquila.
Geralmente os early adopters utilizam produtos ou serviços que não se tem certeza se darão certo. Alguns dão e depois conquistam novos clientes/usuários. Outros definham e caem no esquecimento.