Como criar um encurtador de URL para seu WordPress

Conhece a Digital Ocean? Tenha VPS em cloud pagando a partir de US$ 5 por mês! Cadastre-se pelo meu link de afiliado aqui e ganhe US$ 10! Dá para testar o plano mais básico por 2 meses, ou o segundo por um... Existem várias distros Linux pré-configuradas, muitos tutoriais de instalação dos serviços web e um excelente suporte. O serviço é rápido e estável, tenho gostado muito! Vale a pena conferir e resgatar os seus 10 dólares de crédito ao ativar sua conta. Eles aceitam PayPal ;)

por Marcos Elias

Com a onda do Twitter virou moda os sites terem uma versão de URL curta das suas páginas de conteúdo. Se você tem um blog WordPress é muito simples fazer isso, já que cada post tem uma ID (numérica) e um link curto fica bem na forma dominio.com/numero.

Usando apenas o .htaccess no novo domínio é fácil criar um redirecionador, ao receber dominio.com/123 ele redireciona para www.seusite.com.etc/?p=123. Independente do tipo de link permanente que você use, as versões recentes do WordPress redirecionam automaticamente os posts, você pode mandar ?/p=123 mesmo se usar /categoria/nome-do-post ou qualquer outro tipo de formatação do link.

No meu caso estou usando o encurtador balada.me para redirecionar para os posts do soubalada.com. No balada.me coloco um .htaccess assim:

RewriteEngine On
rewritecond %{http_host} ^balada.me
rewriteRule ^(.*) http://www.soubalada.com/?p=$1 [R=301,L]

Deixei lá também um index.php assim (até daria para fazer redirecionar a raiz pelo .htaccess, todavia me acostumei com um index.php…):

<?php
header("HTTP/1.1 301 Moved Permanently");
header("Location: http://www.soubalada.com/");
?>

Está feito o redirecionador.

No tema em uso do WordPress, dentro do loop dos posts (geralmente algo como if (have_posts()) : while (have_posts()) : the_post();) você deve colocar um link para postar no Twitter ou exibir o link curto, ou então adaptar o link para o serviço de sua preferência. Use a função the_ID() para pegar a ID numérica do post, e the_title() o título. Por exemplo:

Link curto:
<a href="http://balada.me/<?php the_ID(); ?>" target=_blank>balada.me/<?php the_ID(); ?></a>

E para postar no Twitter:

<a rel="nofollow" href="http://twitter.com/home?status=<?php the_title(); ?>
http://balada.me/<?php the_ID(); ?>" target=_blank>Compartilhar no Twitter</a>

Fiz isso considerando que vou gerar links curtos apenas para os posts de um site WordPress, ignorando as páginas, categorias, tags e páginas de autores. Se você quiser algo onde possa inserir links personalizados para serem encurtados ou modificar mais coisas, aí vale a pena partir para um sistema próprio, provavelmente usando banco de dados.

O bom desse é que nem usa espaço nem banco de dados (só um .htaccesszinho e um index.php pequeno), e o processamento será mínimo. Realmente a pior parte dele fica por conta de mais uma anuidade de domínio para pagar, esta comum a todos :P

Sobre isso… Se quiser você até poderia usar um subdominio, mas para encurtador ficaria estranho. Algo como go.seusite.com/123.

publicidade
comments powered by Disqus

Comentários arquivados