O fim do Yahoo!? Já acabou, mas não percebemos…

por Marcos Elias

Quem é das antigas na internet deve conhecer o Yahoo!. Aos poucos a marca vai virando nostalgia: o Yahoo! está falindo. Acabando. Aos poucos. Uma morte sofrida, dolorosa. Que não merecia. Mas temos que admitir.

Empresa top nos anos 90, de 2000 e pouco para cá veio perdendo relevância para outras gigantes, como Google e Microsoft. Várias fases, altos e baixos… Vários serviços adquiridos, outros tantos fechados…

Lembra do Geocities? Usei muito. Quando iniciei no mundo da tecnologia, em 2002 ou 2003, o Geocities era um bom site de hospedagem gratuita (adorava também o Tripod, HpG, etc, ô época boa!).

O Geocities foi ficando largado, até que foi desativado em 2009. Yahoo Porta Arquivos, alguém lembra? O serviço de armazenamento em nuvem bem antes do termo “nuvem” (cloud) explodir… Era uma excelente opção de espaço online com seus 25 MB, enquanto que a maioria dos serviços de e-mail forneciam 1 ou 2 MB.

O Yahoo! tentou comprar alguns serviços, mas muitos não duraram muito em suas mãos – caso do del.icio.us, que foi repassado depois. Flickr é bem atrativo, mas não consegue ter o apelo social e também parece largado – não tanto pelos usuários, mas pela empresa. Tumblr é outro projeto, mais uma tentativa de aquisição do Yahoo em 2013, sem grandes resultados aparentes: o conteúdo publicado lá é difícil de ser monetizado e o site também perde cada vez mais relevância para outros serviços de fotos, como Instagram e mensageiros privados…

É, complica. Esses dias o serviço de e-mail do Yahoo! ficou instável por umas 14 horas na Europa e parece que ninguém ligou muito – provavelmente tem poucos usuários?

Conheço usuários fieis do e-mail do Yahoo desde o final dos anos 90. Se for o seu caso… Seria bom pensar em alternativas. Vai que… E esse vai que está cada vez mais perto.

yahoo em 2000

A empresa pode ser vendida, o que está difícil é achar alguém que queira pra valer. O legado do Yahoo! é mais histórico do que prático. Quem pegar terá um trabalho danado para colocar ordem na casa e retomar as atividades lucrativas.

A Wikipedia tem uma lista com praticamente todos os serviços do Yahoo!. É deprimente ver a quantidade de projetos que foram abandonados ou vendidos sem grandes expectativas… :'(

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Yahoo!-owned_sites_and_services

Numa fase a empresa quase foi comprada pela Microsoft. Poderia ter sido. Talvez seria extinta em marca, mas estaria melhor aproveitada. O buscador deixou de ser útil há muito tempo mesmo, depois das parcerias com o Bing…

Bem, acho que o que mais se salva no Yahoo! hoje são o Flickr, o serviço de e-mail para os usuários dependentes dele e também o Yahoo! Respostas, um site bem movimentado – ainda que não seja lá um grandioso projeto. O que mais poderia se salvar? :(

Vai dar saudades. Ficará na memória o tempo de glória da empresa. Pelo visto o fim não é agora. Ela vai agonizar mais um pouco. Trágico, mas natural no mundo dos negócios. Melhore, inove. Ou suma.

comments powered by Disqus