por Marcos Elias, publicado no GdH
*TÍTULO CORRIGIDO, no email foi sem o “4”*
A Mozilla publicou agora oficialmente o beta 1 do Firefox 4. Aquela versão divulgada recentemente, como anunciado, era um "preview do beta", um "candidate build". Esta nova versão é um pouco diferente do candidate (o instalador para Windows é um pouco maior e há algumas mudanças na interface, como o botão Feedback).
As grandes mudanças com relação ao conhecido Firefox 3.x são várias, na verdade houve uma boa reescrita do código do navegador para se adequar às novidades esperadas. A barra de endereço e a disposição das abas seguem o estilo do Google Chrome. Na verdade lembra ele, é diferente mas é inspirado nele, já que foi o Chrome que popularizou esse conceito de interface para os navegadores.
O Crash Protection, ou "proteção contra travamentos", é outra coisa interessante: ele isola alguns plugins em processos separados. Se algum deles travar ou parar de responder, o navegador todo não precisa ser encerrado, basta recarregar a aba do site em questão. Esse mesmo recurso apareceu no Firefox 3.6.4, onde funciona para plugins do Flash, QuickTime e Silverlight. No Chrome isso é feito desde o princípio, inclusive para as abas – e daqui para frente tende a ser adotado em outros browsers.
HTML 5 e CSS 3 estão tão comentados ultimamente que dispensam comentários, né? Além disso o Firefox 4 traz mais coisas, como WebSockets, Web Console e Indexed DB (este permite aos sites guardarem arquivos e configurações localmente).
Um novo sistema de plugins permitirá que as extensões sejam instaladas sem precisar reiniciar o navegador, o que era uma das maiores críticas ao Firefox para quem gosta de experimentar novas extensões.
O Firefox 4 ainda vem com um gerenciador de add-ons mais fácil de usar, suporte a WebM e vídeo HD, e mais recursos de privacidade. No hotsite de divulgação do beta há várias informações sobre as mudanças, além do link de download.
(mas eu continuo com o Chrome :P)