Google Public DNS: alternativa ao OpenDNS

por Marcos Elias, publicado no GdH

Muita gente que trabalha com informática ou é um usuário avançado conhece o OpenDNS, serviço gratuito de resolução de nomes de domínio para uso geral. Agora esses usuários poderão contar com um do Google também.

Basicamente um servidor DNS traduz um domínio num endereço IP, por exemplo, www.sitedoze.com.etc no endereço 200.162.115.81. Quando você acessa algum site ou um programa tenta se conectar a uma URL qualquer é isso que acontece, ele precisa do IP do servidor para acessar o recurso solicitado. Os domínios são nomes amigáveis para que a pessoa possa decorar e escrever com facilidade.

Existem várias replicações do banco de dados com a lista de domínios e IPs correspondentes na Internet. Geralmente você usa automaticamente as listas indicadas pelo seu provedor, a menos que especifique alguma manualmente – caso do OpenDNS. Muitos provedores de acesso fornecem um serviço instável ou incrivelmente lento, que toma alguns milésimos de segundo a mais (quando não segundos inteiros) na resolução dos nomes, prejudicando seu acesso. Em alguns casos de problemas mais sérios, você pode ficar sem acessar alguns sites, porque o servidor DNS por algum motivo não sabia o IP ou não respondeu a tempo. Um caso desses foi comum em São Paulo por um bom tempo “negro” que felizmente parece que já passou, para quem usava o Speedy, da Telefonica.

Enfim, a notícia é que o Google lançou publicamente um serviço de DNS, como parte do seu projeto para tornar a web mais rápida. Afinal ao navegar tudo começa com a resolução do domínio, e usar um servidor DNS ruim é uma experiência bastante chata.

Os IPs dos servidores DNS do Google são 8.8.8.8 e 8.8.4.4, são fáceis para decorar (os do OpenDNS são 208.67.222.222 e 208.67.220.220).

Mais detalhes sobre os do Google podem ser vistos em:

http://code.google.com/intl/pt-BR/speed/public-dns/

Para ativá-los, no Windows basta ir nas propriedades da conexão ou da interface de rede que você usa, clicar nas propriedades do item Protocolo TCP/IPv4 e colocar os números no quadro “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”. O campo para obtenção de endereço IP você deve deixar como está, para evitar problemas se não souber onde está mexendo (quase sempre em residências fica a opção de obter o IP automaticamente).

O serviço do Google, pelo menos por enquanto, limita-se a resolver os nomes de domínio. O OpenDNS fornece uma solução mais completa, permitindo bloquear domínios específicos e sites adultos, servindo como uma ferramenta de segurança para internet familiar (ou empresarial, porque não). Em breve no GdH será publicado um tutorial do Júlio mostrando como configurar o OpenDNS e explorar as diversas opções de bloqueios.

Anúncio: Blog Oficial do Google

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Camila escreveu

    O Google é o Google :)
    Interessante os IPs “pequenos”, como ele conseguiu esses endereços? rs