por Marcos Elias
Do inglês “heavy user” daria para tirar uma tradução literal como “usuário pesado”, “usuário de peso”, “usuário muito ativo”.
Heavy users são usuários “viciados” ou que fazem uso “intenso” de um determinado produto ou serviço.
Por exemplo, quase todo mundo por aqui tem telefones celulares. Algumas pessoas utilizam os celulares apenas para ligar e receber chamadas e mensagens esporadicamente, pegando no aparelho poucas vezes ao dia. Outras, no entanto, não largam o aparelho por nada: vivem checando mensagens, atualizando redes sociais, jogando, etc. Quem passa várias horas usando várias funções do celular pode ser considerado um “heavy user” de celular. Isso é bem comum com os smartphones, que são verdadeiros computadores de bolso.
Em termos de internet um heavy user é aquela pessoa que usa a rede intensivamente, que sabe muito, que navega várias horas por dia. Eles se diferenciam das pessoas “normais”, digamos, que usam poucas horas por dia depois do serviço e afazeres domésticos.
Há heavy users em praticamente todo tipo de serviço ou categoria. Um heavy user de banda larga é quem usa intensivamente sua conexão, por exemplo, baixando e/ou carregando muita coisa. Os provedores normalmente limitam a transferência mensal de dados, prejudicando estes usuários muito ativos.
Quem fica muito tempo numa rede social pode ser considerado um heavy user da tal rede.
Não é apenas o tempo de permanência, mas o interesse. Embora não seja uma tradução exata e tenha uma imagem pejorativa nesse caso, dá para dizer que heavy users são “viciados” em determinada coisa: serviço, produto, site, jogo, etc.
Comentários arquivados