por Marcos Elias
O seguinte texto está sendo repassado no Facebook:
“O Facebook é agora uma entidade de capital aberto. Recomenda-se a todos os membros que afixem um aviso semelhante a este, ou se preferir pode copiar e colar esta versão. Se não publicar tal declaração pelo menos uma vez, então está indirectamente permitindo o uso público de itens como suas fotos e as informações contidas em suas actualizações de status.
AVISO DE PRIVACIDADE: Aviso – qualquer pessoa e / ou instituição e / ou agente e / ou Agência de qualquer estrutura governamental, incluindo, mas não limitado ao Governo Federal dos Estados Unidos, também usando ou monitorando este site ou qualquer um dos seus sites associados, NÃO tem a minha permissão para utilizar qualquer uma das informações do meu perfil, nem qualquer parte do conteúdo aqui contida, incluindo, mas não limitado às minhas fotos, e / ou os comentários feitos sobre as minhas fotos ou qualquer outra “imagem” de arte publicado no meu perfil.
Você está aqui notificado que está estritamente proibido de revelar, copiar, distribuir, divulgar ou tomar qualquer outra ação contra mim com relação a este perfil e os conteúdos do mesmo. As proibições anteriores também se aplicam a seu empregado, agente de estudante, ou qualquer pessoal sob sua direção ou controle. O conteúdo deste perfil é privado e as informações confidenciais e sigilosas. A violação da minha privacidade pessoal é punível por lei. UCC 1-103 1-308”
Pô, galera, que é isso? Não repasse se ver! É uma informação falsa, típica de internet. Não dá pra dizer que é novidade, já que isso é comum há muito tempo: quem é das antigas lembra de algo parecido por correntes de e-mail ainda na década de 90 ou começo de 2000. É do mesmo tipo daquelas mensagens sensacionalistas com fotos chocantes de crianças doentes, dizendo que algumas empresas (AOL e ZDNet? rs) doariam alguns centavos para cada compartilhamento…
É incrível a repercussão que esses boatos têm nas redes. No Orkut lembro de um boato de que ele seria pago, e que todo mundo começou a postar também… Muitos na inocência pura! Poxa, tanta coisa mais útil para fazer…
Nesse caso do Facebook, a info é falsa. Uma: ser uma entidade de capital aberto não tem NADA, mas NADA a ver com a política de privacidade. A política de privacidade do Facebook diz o que será feito com seus dados na rede, e nela está inclusive a informação de que os dados postados por você são de sua propriedade.
Com exceção de informações básicas do perfil, como nome, sexo, ID de usuário e foto do perfil e capa, todas as outras informações publicadas ou compartilhas contam com configuração de privacidade individual, que você pode alterar – público, para amigos, para certas pessoas ou listas, etc.
O final conta com o código “UCC 1-103 1-308”, mas numa busca rápida pode-se ver que ele é relacionado a leis comerciais nos Estados Unidos – sem relação nenhuma com privacidade!
Buscando por este código deu para encontrar outras referências: o hoax (a mensagem falsa compartilhada) original era em inglês, essencialmente foi traduzido por algum troll.
Felizmente os danos de quem comapartilhou parecem ser apenas a frustação e a cara de ter caído numa pegadinha, já que a maioria das divulgações desta mensagem não estava relacionada a malware.
Enfim, quem quer privacidade total não deveria nem estar usando as redes sociais. Independente do nível de permissão que você coloca para as fotos, nunca há garantias de que as imagens não serão vistas por outras pessoas – de moderadores da rede social até mesmo ao público geral, caso as fotos sejam expostas por meio de algum bug. Logo que o Orkut implementou bloqueio de fotos nos álbuns surgiram métodos de quebrar isso, por exemplo. Ninguém está 100% seguro online.
Ah, independente de qualquer coisa, seria bom ler os termos de uso e privacidade antes de se cadastrar né? Depois não dá para reclamar.