Por um instalador mais rápido e eficiente

por Marcos Elias

A maioria dos instaladores fazem um “auê” e tanto: cheios de telas, avançar, avançar, avançar… Quando na verdade precisam colher mínimas informações do usuário:

– Pasta do programa

Quase sempre é só isso. Algumas outras coisas:

– Criar ou não criar atalhos?
– Abrir o programa depois de terminar a instalação ou não abrir, e deixar o usuário abrir clicando no ícone?

Uma coisa que poderia ser feita em 3 segundos às vezes leva minutos.

Todo o resto é automatizado, sem intervenção, depois do clique em “Instalar”. Pelo menos na maioria dos programas, é claro que há software que precisa de um instalador mais “completo”.

Então… Por que usar tantas telas?

Visando melhorar isso, no Mep Installer eu coloquei uma tela que o Inno Setup não tinha. Para instalação rápida, com as opções padrões:

mep installer

Muita gente gostou. Agora penso em algo diferente, otimizando ainda mais a experiência de uso dos usuários finais.

Não há necessidade de falar coisas como… Bem vindo ao programa de instalação… O assistente de instalação irá instalar o programa no seu computador… Para continuar, clique em Avançar… Ou em cancelar… Etc.

Estou pensando numa interface de uma única tela. Não sei se o Mep Installer terá atualização tão rápido, mesmo que o projeto nunca saia do papel, estou fazendo alguns rascunhos. Uma sugestão simples e eficaz, que funcionaria bem para uns 99% dos instaladores:

setusp

Um instalador não faz muito mais do que copiar arquivos e instalar atalhos. Só isso. Rotinas de gravação no registro, pré-configuração, etc, são coisas feitas “por trás”, sem intervenção do usuário.

Portanto um instalador de uma única tela é uma das minhas metas. Nem que seja apenas para uso pessoal a princípio.

A experiência de uso seria totalmente o oposto do Windows Installer – aquilo é ridículo! Para copiar arquivos e criar um atalho ele leva anos, com uma telinha “Executando isso e aquilo”, “Verificando isso e aquilo…”. Coisa que o Inno Setup ou o NSIS fazem num piscar de olhos.

comments powered by Disqus

Comentários arquivados