Hackintosh perfeito com o Mac OS X 10.5 por aqui. Mas ele é meio velho, alguns programas novos não rodam nele – como o L4D2, além das outras melhorias que fazem valer a pena o 10.6. Instalando com o nawcom ModCD 0.3.1 tudo funcionou bem no meu hardware exceto a rede: não conectava de jeito nenhum, apesar de aparentemente ser reconhecida. Ela só ficava com o IP nulo 169.x.x.x.
Como eu resolvi o problema de internet com IP 169.x.x.x no Mac OS X (Hackintosh)? Da forma mais fácil: desistindo. Desistindo de tentar encontrar uma solução pra minha placa de rede onboard. Comprei um adataptador Ethernet-USB da Apple. E funcionou que é uma maravilha :D
foto ruim, sei, mas foi às pressas mesmo
Antes disso tentei com várias placas PCI que tenho aqui mas nenhuma delas funcionou. Procurando no Google (sobre o caso do IP 169.x.x.x) encontrei vários usuários de Macs verdadeiros reclamando disso, nas mais variadas situações! Aparenta ser um problema louco qualquer sobre o qual não sei a causa. Pode ser o roteador, pode ser o cabo, pode ser um bug no OSX, pode ser o driver, pode ser um evento inesperado, pode ser porque seu time perdeu. Pode ser qualquer coisa. Roteador, cabo e placa não eram meu caso, pois funcionam perfeitamente bem com outros sistemas e até mesmo com o Mac OS X Leopard (10.5.x) que estava instalado em outro HD.
Com o adaptador USB funcionou de primeira. A velocidade pode ficar reduzida em alguns casos, mas como minha conexão de pobres 4 Mbps não baixa mais de 450 KB por segundo, não tem problema nenhum em usar uma porta USB. Continuo navegando e baixando coisas na mesma velocidade, tá ótimo.
Sobre o IP 169.x.x.x
O problema quando o computador pega um IP 169.x.x.x é que esse IP é nulo, é interno, é de mentirinha. Não serve pra nada, não dá pra conectar na rede (onde seria 10.x.x.x ou 192.x.x.x – ou outros; esse link aponta usos do zeroconf no 169.254.0.0/16, então não considere totalmente o “não serve pra nada” :P). Normalmente os sistemas operacionais usam esse IP para uma interface em que não conseguiram obter o endereço IP de um servidor DHCP nem conseguiram funcionar com um IP exclusivo definido manualmente.
Eu havia tentado configurar um IP manual no roteador usando o endereço Mac da placa (nada a ver com o “Mac OS”, pra quem não sabe :P), mas também não deu certo. Aparentemente a placa era reconhecida (RTL8102EL) mas não queria funcionar no Snow Leopard (funcionava perfeitamente no Leopard, 10.5, mas comprei o 10.6 e queria rodar ele mesmo).
Mais sobre o adaptador Ethernet/USB
Existem outros adaptadores de rede USB que funcionam com o Mac, mas não são todos (veja uma lista aqui). Na dúvida, optei por um da própria Maçã. Claro que procurei ver se funcionaria antes com umas buscas básicas. Ele é vendido para uso com o Macbook Air (que não tem porta Ethernet). Não é necessário instalar kext nem nada (pelo menos nas versões atuais do OSX), é só plugar na USB e o sistema irá reconhecer o adaptador, já listando-o nas preferências de rede. Depois basta ir lá e verificar as opções, mas normalmente em alguns segundos (ou minutos…) a rede estará ativa via DHCP.
Sobre a velocidade, não senti alteração na taxa de transferência, mas não testei ping em servidores do Left 4 Dead 2. De qualquer forma pretendo rodar o L4D2 no Windows mesmo. Se os jogos ficam mais lentos (com menos FPS) nos Macs originais, o que esperar dum Hackintosh? :P
A saber, o L4D2 rodou perfeitamente aqui (OSX 10.6.5, placa de vídeo ATI Radeon HD 4870 1 GB) com queda de FPS visível em alguns momentos.
É isso, agora Hackintosh funcionando 99,99%. Os outros 0,01 ficam por conta de outros probleminhas mais bobos (em alguns desligamentos, não todos, dá kernel panic… então desligo no botão; e algumas vezes fica ruim pra trocar o CD/DVD caso tenha apertado o botão físico em vez de clicar para ejetar; todavia estou ignorando isso, outra hora tento ver como arrumar).