Problema com IP 169 no Hackintosh? (OSX86)

Hackintosh perfeito com o Mac OS X 10.5 por aqui. Mas ele é meio velho, alguns programas novos não rodam nele – como o L4D2, além das outras melhorias que fazem valer a pena o 10.6. Instalando com o nawcom ModCD 0.3.1 tudo funcionou bem no meu hardware exceto a rede: não conectava de jeito nenhum, apesar de aparentemente ser reconhecida. Ela só ficava com o IP nulo 169.x.x.x.

Como eu resolvi o problema de internet com IP 169.x.x.x no Mac OS X (Hackintosh)? Da forma mais fácil: desistindo. Desistindo de tentar encontrar uma solução pra minha placa de rede onboard. Comprei um adataptador Ethernet-USB da Apple. E funcionou que é uma maravilha :D

apple usb ethernet network adapter hackintosh
foto ruim, sei, mas foi às pressas mesmo

Antes disso tentei com várias placas PCI que tenho aqui mas nenhuma delas funcionou. Procurando no Google (sobre o caso do IP 169.x.x.x) encontrei vários usuários de Macs verdadeiros reclamando disso, nas mais variadas situações! Aparenta ser um problema louco qualquer sobre o qual não sei a causa. Pode ser o roteador, pode ser o cabo, pode ser um bug no OSX, pode ser o driver, pode ser um evento inesperado, pode ser porque seu time perdeu. Pode ser qualquer coisa. Roteador, cabo e placa não eram meu caso, pois funcionam perfeitamente bem com outros sistemas e até mesmo com o Mac OS X Leopard (10.5.x) que estava instalado em outro HD.

Com o adaptador USB funcionou de primeira. A velocidade pode ficar reduzida em alguns casos, mas como minha conexão de pobres 4 Mbps não baixa mais de 450 KB por segundo, não tem problema nenhum em usar uma porta USB. Continuo navegando e baixando coisas na mesma velocidade, tá ótimo.

Sobre o IP 169.x.x.x

O problema quando o computador pega um IP 169.x.x.x é que esse IP é nulo, é interno, é de mentirinha. Não serve pra nada, não dá pra conectar na rede (onde seria 10.x.x.x ou 192.x.x.x – ou outros; esse link aponta usos do zeroconf no 169.254.0.0/16, então não considere totalmente o “não serve pra nada” :P). Normalmente os sistemas operacionais usam esse IP para uma interface em que não conseguiram obter o endereço IP de um servidor DHCP nem conseguiram funcionar com um IP exclusivo definido manualmente.

Eu havia tentado configurar um IP manual no roteador usando o endereço Mac da placa (nada a ver com o “Mac OS”, pra quem não sabe :P), mas também não deu certo. Aparentemente a placa era reconhecida (RTL8102EL) mas não queria funcionar no Snow Leopard (funcionava perfeitamente no Leopard, 10.5, mas comprei o 10.6 e queria rodar ele mesmo).

Mais sobre o adaptador Ethernet/USB

Existem outros adaptadores de rede USB que funcionam com o Mac, mas não são todos (veja uma lista aqui). Na dúvida, optei por um da própria Maçã. Claro que procurei ver se funcionaria antes com umas buscas básicas. Ele é vendido para uso com o Macbook Air (que não tem porta Ethernet). Não é necessário instalar kext nem nada (pelo menos nas versões atuais do OSX), é só plugar na USB e o sistema irá reconhecer o adaptador, já listando-o nas preferências de rede. Depois basta ir lá e verificar as opções, mas normalmente em alguns segundos (ou minutos…) a rede estará ativa via DHCP.

Sobre a velocidade, não senti alteração na taxa de transferência, mas não testei ping em servidores do Left 4 Dead 2. De qualquer forma pretendo rodar o L4D2 no Windows mesmo. Se os jogos ficam mais lentos (com menos FPS) nos Macs originais, o que esperar dum Hackintosh? :P

A saber, o L4D2 rodou perfeitamente aqui (OSX 10.6.5, placa de vídeo ATI Radeon HD 4870 1 GB) com queda de FPS visível em alguns momentos.

É isso, agora Hackintosh funcionando 99,99%. Os outros 0,01 ficam por conta de outros probleminhas mais bobos (em alguns desligamentos, não todos, dá kernel panic… então desligo no botão; e algumas vezes fica ruim pra trocar o CD/DVD caso tenha apertado o botão físico em vez de clicar para ejetar; todavia estou ignorando isso, outra hora tento ver como arrumar).

comments powered by Disqus