Resenha do livro WordPress 3 Básico – Stephanie Leary

Conhece a Digital Ocean? Tenha VPS em cloud pagando a partir de US$ 5 por mês! Cadastre-se pelo meu link de afiliado aqui e ganhe US$ 10! Dá para testar o plano mais básico por 2 meses, ou o segundo por um... Existem várias distros Linux pré-configuradas, muitos tutoriais de instalação dos serviços web e um excelente suporte. O serviço é rápido e estável, tenho gostado muito! Vale a pena conferir e resgatar os seus 10 dólares de crédito ao ativar sua conta. Eles aceitam PayPal ;)

Esta é uma resenha do livro WordPress 3 Básico, que você pode comprar com 20% de desconto informando o código EXPLORANDO no momento da compra!

Para isso, acesse:

http://novatec.com.br/livros/wordpress3/

A promoção é válida até o final de 2010.

Conteúdo do livro WordPress 3 Básico

É difícil pensar num sistema de blogs sem pensar no WordPress, de longe o sistema de blogs mais utilizado. Mas ele não serve só para blogs: um blog nada mais é do que um site com uma certa estrutura (as páginas organizadas por data, posts mais recentes na página inicial, etc). Mas não precisa seguir essa estrutura: muitos sites são feitos com WordPress para facilitar a administração. Em vez de usar um programa para editar a página manualmente e fazer upload do arquivo a seguir, você simplesmente entra num painel online e digita o que quer, clica em Publicar e pronto, está no ar. O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS = Content Management System) voltado a blogs que serve para sites com páginas estáticas, seja junto ou não dos posts por data. Ele é bastante versátil, pode ser expandido por meio de plugins e há inúmeros layouts para o site – inclusive é fácil adaptar um tema ou criar um layout novo. Outra vantagem perante a publicação de artigos individuais é o sistema de usuários e permissões. Em vez de compartilhar a senha do FTP com os editores do site, que poderiam deixar o site todo fora do ar por descuido (ou má intenção), o WordPress tem um excelente sistema de login com permissões em níveis, onde redatores têm prioridades menores do que os administradores.

O livro WordPress 3 Básico, publicado em português pela Novatec, aborda muitas coisas do WordPress. A linguagem é básica, de forma que qualquer um que lida com web possa entender. Basicamente você precisa carregar arquivos para o site, criar um banco de dados no gerenciamento da sua hospedagem e instalar o sistema seguindo orientações numa página da web. No post anterior falei sobre o livro WordPress 3 Básico antes de recebê-lo, agora que já li várias páginas estou fazendo uma resenha mais completa.

Antes de prosseguir, caso não saiba ainda: o livro trata do WordPress instalável num servidor de hospedagem qualquer com PHP e MySQL, que pode ser baixado no wordpress.org. Não confunda com o WordPress.com, serviço gratuito e bastante limitado, que inclusive cobra por alguns recursos extras.

Para começar, o livro não é tão “Básico” assim. O título pode afastar usuários mais experientes, tendo sido uma adaptação do original “Beginning WordPress 3”. O livro não fica só no básico de apresentar o ambiente, as telas, etc. Ele vai além e ensina a mexer no código, personalizar o WordPress, criar temas e até mesmo plugins!

O livro foi escrito durante a fase final de desenvolvimento do WordPress 3.0, abordando assuntos recentes e atuais. Ele começa com uma visão geral do WordPress, aborda a instalação e praticamente todas as telas de administração, comentando campo por campo. Ensina atualizar o WordPress e até movê-lo de pasta e servidor – comenta inclusive o utilíssimo tweak de colocar os novos endereços no wp-config.php, já que editar o banco de dados pode ser muito difícil.

O capítulo 5 mostra como importar conteúdos, útil para quem quer migrar de outro serviço, como o Blogger, por exemplo.

Do capítulo 6 pra frente esqueça o título “Básico”, pois o que se vê é bastante coisa avançada, porém abordada de forma fácil para quem já manja de HTML e um pouco de PHP.

O capítulo 6 trata da criação de temas básicos, abordando as funções comuns. Afinal nem sempre um tema pronto é ideal para seu site. Todo mundo gosta de personalizar o cabeçalho, menus, colocar coisas em outros locais… Sabendo HTML, CSS e PHP fica fácil fazer essas coisas, mas é necessário conhecer as funções do WordPress que inserem o conteúdo nas páginas.

O tema criação de temas é ampliado no capítulo 7, com conteúdos mais avançados. O trabalho dos temas chega ao capítulo 8, que trata da criação de widgets – eles facilitam imensamente a personalização dos temas pelos usuários finais, útil caso você pretenda redistribuir seu template. Produzir templates pode ser uma boa forma de conseguir links follow para seu site e melhorar seu pagerank a médio/longo prazo :)

No capítulo 9 temos a criação de plugins. Os plugins permitem adicionar funções personalizadas que também podem ser inclusas nos temas ou nos arquivos do núcleo do WordPress, porém de forma mais organizada e portável. É fácil redistribuir um plugin que ativa determinada função personalizada, diferente de redistribuir mods e tweaks que precisam alterar temas ou arquivos do núcleo – onde as alterações seriam perdidas ao atualizar o WordPress. O WP possibilita usar diversos filtros, que são chamados quando alguma ação acontece – por exemplo, ao carregar o conteúdo, ao comentar, ao exibir a barra lateral, etc. Por meio dos plugins e funções você pode executar tarefas e criar novas etapas durante essas fases, validar dados, e muito mais.

Usuários e funções são os temas do capítulo 10. As funções são muito úteis nos plugins. O gerenciamento de usuários é simples, mas pode ser ampliado, exibindo informações dos perfis (e adicionando novas) de forma fácil.

No capítulo 11 o tema é desempenho e segurança – leitura recomendadíssima! Por preguiça reconheço que não aplico isso em todos os sites (mas também tenho mais de 50 instalações do WordPress ativas, de forma que só me preocupo tanto com os sites mais importantes :P). O WordPress usa MySQL, e com o uso de plugins e novas funções o servidor onde está o MySQL pode cair rapidamente, por exemplo, deixando seu site fora do ar ou te expulsar de uma hospedagem compartilhada. Até porque NENHUMA HOSPEDAGEM É ILIMITADA, quase todas falam que é só pra puxar clientes, é pura propaganda enganosa. Podem “ilimitar” a quantidade de banda e espaço, mas se seu site começar crescer e puxar recursos demais do servidor, irão te chutar. E na maioria das hospedagens o chute é automático, mesmo nas grandonas. Você paga mas não estão nem aí, por que se seu site ficar lerdo, irá prejudicar os outros clientes também, que usam o mesmo servidor – então preferem tirar seu site do ar. Isso não ocorre – não deveria ocorrer – em VPS ou servidores dedicados, pois você tem recursos exclusivos contratados, mas nas hospedagens compartilhadas é muito comum. Quase sempre um site em WordPress com mais de 150 ou 200 mil visitas mensais não consegue ficar numa hospedagem compartilhada. Mesmo em VPS e dedicados consumir menos recursos sempre é bom, já que vai deixar mais memória e processamento livre, possibilitando atender mais requisições – além de deixar o site mais rápido para carregar. O capítulo 11 traz dicas valiosas sobre como evitar isso, ou pelo menos como minimizar o consumo de recursos do servidor, tanto por alterações como por meio de plugins de cache.

Tipos de conteúdo e taxonomias, do WordPress 3.x, são abordados no capíutlo 12, junto com os campos personalizados. Esses temas permitem tornar o WordPress bem mais dinâmico, acrescentando campos além dos tradicionais título, texto, categorias, tags… Junto com temas próprios você pode transformar o WordPress num site de nicho com páginas diversas. Um bom exemplo de modificações possíveis é o BuddyPress, uma rede social que pode ser instalada num WordPress. Com a versão 3.x isso tudo fica ainda mais fácil.

Por fim o capítulo 13 trata da rede de sites, um recurso do WordPress 3.0 que foi obtido com a fusão do WordPress com o WordPress MU (multi-user). A interface dele no painel do WordPress ainda é meio confusa, deverá ser melhorada no futuro, mas já é possível ativá-la. Você pode ter vários sites com uma única instalação e banco de dados, facilitando tarefas de administração e backup. Ainda dá para criar um site de hospedagem de blogs, ou mesmo uma rede de blogs local onde os próprios membros criam seus blogs – útil para sites com um toque social.

Existem muitos tutoriais de WordPress específicos e espalhados na internet, aqui no Explorando mesmo, mas há quem goste de um bom livro de papel. Além do mais todas as informações são coerentes e sequenciais, diferente de pegar um tutorial que aborda uma coisa num site, outro em outra, e no final ficar sem uma visão geral daquela área desejada. Se você vive apenas copiando e colando código para personalizar temas e tem medo de modificar plugins, se sentirá à vontade com o livro, pois irá aprender muito. Agora se você tem medo de HTML, seria bom tentar aprender um pouco de HTML antes, já que de outra forma você se bateria muito para conseguir editar os arquivos. Em suma, é um livro que gostei bastante, e recomendo a todos que usam o WordPress.

Agradeço à editora Novatec pelo envio do livro :)

A saber: não ganho nada pelas vendas, o desconto é uma cortesia para os leitores.

publicidade
comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. José Carlos - Vila Matilde escreveu

    Gostei da resenha… Parabéns… Vou adquirir o livro. Usei WordPress num projeto da minha escola e todo mundo elogiou, mas surge umas dúvidas mais técnicas que ninguém sabia resolver. Como não domino inglês é realmente muito difícil acompanhar o “Codex” do WP.

    Abraços

  2. Leandro escreveu

    Agradeço pela resenha, fez eu querer mais comprar esse livro (inclusive amanhã mesmo vou compra-lo). Bom sucesso para você!

  3. Sérgio Machado escreveu

    Será que eu alguém poderia me dizer onde eu encontro este livro para comprar, pois ja procurei em tudo e não acho tudo esgotado.