Tutorial para corrigir e melhorar as cores das fotos

por Marcos Elias (texto originalmente publicado em 18/11/2010)

Editar fotos pode ser uma tarefa muito divertida para quem gosta. Logo vem à mente o Photoshop, da Adobe. Mas há vários programas gratuitos com recursos fantásticos, que podem suprir todas as necessidades de um usuário comum, e em alguns casos, até mesmo profissionais (embora nem sempre).

O GIMP é um software livre, gratuito e cheio de recursos. A aparência dele pode ser complicada, mas não adianta reclamar muito: mesmo no famoso Photoshop tem muita gente que tem medo de mexer. Então perca os medos e explore! Nada melhor do que fuçar ou explorar. Algumas vezes você descobre efeitos interessantes a poucos cliques. Vamos lá!

O GIMP pode ser baixado em www.gimp.org. Apesar de ser famoso no Linux, tem versão para Windows também.

Várias câmeras digitais tiram fotos com as cores meio “lavadas”, que ficam devendo brilho, parecem escuras e mortas. A Finepix S1800 da FujiFilm, por exemplo, é ótima em recursos e no zoom de 18x, mas as cores podem assustar à primeira vista (embora a câmera tenha um modo que melhora isso).

Uma dica rápida para arrumar as cores numa foto é ajustar os níveis e curvas de cores. Sem querer entrar no ramo técnico nem explicar o que são níveis ou curvas de cores, usar esses recursos em benefício de melhores imagens é muito fácil.

A maioria dos programas fornece essa funcionalidade. No Windows eu estou acostumado a usar o Adobe Fireworks, mas apenas por questão de costume, porque foi um dos primeiros programas gráficos com o qual comecei mexer (só diferenciando: o Photoshop é mais voltado para fotos, o Fireworks para desenhos computadorizados, vetores simples em PNG e logotipos em geral; apesar disso ambos podem ser usados para as mesmas coisas). Na dica agora estou usando o GIMP no LMDE, mas poderia ser em outro sistema qualquer.

Fiz um breve vídeo mostrando como proceder. É rápido, basta ir ao menu Cores > Curvas e ir arrastando a curva. Normalmente arrastar para cima clareia a imagem. Arrastar para baixo, escurece. Eu gosto de arrastar a parte direita para cima e a parte esquerda para baixo, melhorando as cores e ao mesmo tempo o contraste. Confira:

Vídeo novo! Gravei a dica no GIMP e no Fireworks:

https://www.youtube.com/watch?v=qFoqFwtYS2I

Vídeo antigo, feito em 2010:

http://www.youtube.com/watch?v=GlvUjGC6rx4

(se possível veja em HD; não tem áudio mesmo, é um vídeo mudo, não há necessidade… comento mais no final)

Veja que as fotos com cores mortas ganharam mais vida.

Há quem não goste de tanto contraste assim, então basta arrastar menos para baixo e ir se acostumando. Essa não é a única forma de mudar as cores de uma imagem, mas é uma das mais rápidas e práticas. Ajustar os níveis (o que não mostrei nesse vídeo) também traz resultados positivos.

Na terceira foto mexi também nos canais RGB individualmente, você pode experimentar isso para melhorar alguma tonalidade específica. Deixe no campo o item “Valor” para modificar de todos eles juntos (o mais comum e, normalmente, satisfatório).

Naturalmente você pode aplicar isso em partes exclusivas da imagem usando as ferramentas de seleção antes de modificar as curvas de cores, o que traz melhores resultados nas áreas que você deseja corrigir – mas pode ser mais trabalhoso.

Confira abaixo as mesmas fotos que usei no vídeo, antes e depois dos ajustes.

onibus consorcio plus
onibus consorcio plus
onibus consorcio leste 4
onibus consorcio leste 4
entrada metrô vila prudente
entrada metrô vila prudente
cobertura metrô vila prudente
cobertura metrô vila prudente

Nota: como se vê, alguns detalhes em certas áreas das imagens foram perdidos ou escurecidos demais. Particularmente gosto disso quando o assunto principal não é prejudicado. Experimente diferentes variações, fracas e fortes, para decidir qual é a melhor configuração para seu gosto.

** Abri um canal no YouTube onde pretendo postar vídeos curtos, que não são cansativos, dando dicas diversas. Em breve vai ter mais coisa por lá:
http://www.youtube.com/explorandoaprendendo
(não tem o “e” mesmo entre o “explorando e aprendendo”, porque o limite de caracteres do YouTube me fez cortar uma letra)
Esse vídeo de hoje é “mudo”, e pretendo fazer assim quando possível. Eu sou viciado em música no computador, acho desnecessário colocar um fundo musical que nem sempre agrada a todos. Cansei de tirar o som de vídeos que vejo na internet por não curtir, quando são dispensáveis. Um vídeo mudo não prejudica o uso do meu player de música que vive ligado :D

Extra: plugin National Geographic

Conheça esse plugin para GIMP – National Geographic que deixa as fotos com um toque bem especial, mudando as cores deixando elas de forma… É melhor ver mesmo como é :D

comments powered by Disqus