por Marcos Elias
Anunciando rapidinho a compilação mais recente do Mondego: 162a.
Essa não traz recursos “novos”, mas corrige bugs importantes na execução da música. Até a 160 o player decidia se trocaria de música ou não comparando o tempo final da música em execução com o tamanho da música (em bytes ou segundos). Isso era imperfeito para alguns arquivos e músicas muito pequenas (na verdade “sons”, não músicas, de menos de 2 segundos).
Agora ele funciona diferente: ao tocar uma música ele fica verificando continuamente se ela continua tocando, se parou ou se foi pausada, independente do tempo atual e o total. Se foi pausada não faz nada e espera o usuário dar o play. Se parou (por um clique no stop ou se for teclado Esc) também não faz nada. Agora se ela parou por conta própria (porque acabou) ele vai para a próxima.
Esse “ir para a próxima” depende do que estiver planejado, ele pode tocar a mesma música se RS estiver marcado (Repetir Selecionada); sortear uma outra se o RN estiver ativo (randomizar); ou seguir para a próxima música (ou a primeira, se já estiver na última).
Se você não quer ele mude de música, marque o item Nunca mudar de música automaticamente, em Menu > Mais opções.
Esse lance de mudar as músicas corretamente é uma das melhores coisas corrigidas nele :)
Faltam mais coisas na execução de rádios (se você mandar tocar duas rádios num intervalo de tempo pequeno, antes que a primeira comece tocar, pode dar algo estranho – em casos assim tente teclar Esc para parar, e depois clique novamente para tocar).
Download (no mesmo lugar por enquanto):
http://www.viamep.net/downloads/dev/setup-mep3-player.zip
“Talvez” algum bug inesperado apareça com a nova mudança, mas aparentemente melhorou em vez de piorar.
Há uma nova aba nele, Log (dev). Ela é temporária e serviu para mim verificar o comportamento do player ao realizar ações comuns na lista de músicas. Os dados dela ficam apenas nela e são limpos ao fechar e reabrir o programa (todavia você pode copiar ou salvar, mas para os usuários normais não vai interessar). O log fica desativado por padrão, é necessário clicar no campo de texto com o botão direito para ativar. Por enquanto apenas as ações principais de execução da playlist são logadas.
Outros bugs atuais:
– Depois dos skins a indicação de que há uma gravação de rádio em andamento ficou comprometida, o título não pisca nem o “Gravando”. Mas é só a indicação. O botão de gravar vai estar vermelho, apenas clique nele novamente para interromper a gravação (como já era).
– Na janela “Abrir” com seleção múltipla, se for redimensionada, os botões “Abrir” e “Cancelar” poderão ficar fora de vista. Isso foi encrenca com o SuiSkin :P Depois vou desativar ele na janela de abrir se não conseguir resolver.
Fora isso (e os outros bugs já listados aqui) o programa está ótimo, amadurecendo rapidamente para algo de uma pessoa só :D
Ah, o Explorando no sábado deu um show de lentidão e ficou inacessível por horas, é a minha velha briga com o MySQL, que sei lá porque raios de vez em quando dá a louca e fica consumindo processamento absurdo, estou há mais de um ano com o problema (não é do host nem da capacidade do servidor) e a única saída será, uma hora ou outra, jogar o banco de dados dos posts do Explorando fora, transformando tudo em páginas estáticas. O que me deixa irritado é que tenho outro site mais acessado, que usa inúmeros plugins do WordPress e não pode usar cache que gere páginas estáticas, e ele NUNCA tem problemas – mesmo estando num VPS com metade dos recursos do VPS do cloud do Explorando (tá, nunca não, tem alguns problemas mas nunca chega a impedir que outros serviços funcionem, como o SSH e mesmo o HTTP. No Explorando quando dá pau no mysql ele pára tudo, sendo terrível pra tentar reiniciar o servidor… e quando reinicia tenho poucos segundos para parar o mysql-server antes que ele derrube novamente). Já tentei muita coisa, de forma que não tenho esperanças, acho que tem algum bug ferrado no banco de dados do Explorando que nenhuma ferramenta de reparação que tentei corrigiu. Quem acompanha o site há anos sabe que era no Blogger, depois mudei para WordPress, começaram os problemas… Fui pro B2Evolution importando os posts, os problemas continuaram… Depois comecei outra parte num novo db e pasta (a /m) mas continua… Tenho que me livrar da instalação antiga o mais rápido possível. O ruim é que mais de 98% do conteúdo do site está nela, não posso simplesmente “tirar do ar”…
Apesar disso esse post ainda está no WordPress :P Mas certamente não será ele que vai determinar se o servidor cai ou não.