por Marcos Elias
A Embarcadero publicou recentemente vídeos e artigos sobre o Delphi 2010. As novidades são muito boas, destacando:
– IDE Insight: um campo de busca para opções, códigos, componentes e quase tudo do Delphi.
– Formatador de código: defina padrões e plim, num toque “mágico” o código é formatado com o padrão definido, eliminando o problema de códigos feios (especialmente quando muita gente mexe).
– Compilação em background: projeto grande, quer editar sem ser interrompido enquanto compila? Beleza, o Delphi 2010 permite fazer isso.
Veja um resumo:
Componentes nativos para telas de toque… Espetacular! E não é coisa de Windows 7. Pega embalo nele, claro, mas deve funcionar no 2000 ou superior.
Uma coisa que chama a atenção é que há uma proposta de que as próximas versões do Delphi gerem executáveis para várias plataformas – incluindo Linux. E também que um mesmo código possa ser compilado para 32 ou 64-bit, na mesma IDE. Quando isso chegar vai ser ótimo!
Quanto a Delphi para Linux… Quem sabe a Embarcadero faça a coisa certa, que a Borland abandonou quando se rendeu ao .NET – quem não se lembra do Kylix…
Outra coisa boa no Delphi 2010 é que a interface pode ficar quase idêntica a do Delphi 7, para quem prefere a IDE tradicional.
Para ver mais as novidades, consulte a gravação da apresentação do lançamento do Delphi 2010:
É necessário ter cadastro na Embarcadero Developer Network (se não tiver tudo bem, é grátis, vale a pena).
Nos vídeos você tem uma visão clara dos recursos da IDE e também de código. São grandes, prepare pouco mais de 2 horas para assistir.
São duas partes, abordando:
IDE
Compilador
Linguagem
RTL
VCL
Touch
Multi-Touch
Gesture
dbExpress – suporte nativo ao Firebird
DataSnap
Filters
Compactação de dados
Criptografia
Comunicação HTTP
Failover
Transferência de objetos
JSON
O download trial do Delphi 2010 Architect também está disponível (30 dias):
https://downloads.embarcadero.com/free/rad_studio
Infelizmente não tem em português, os idiomas disponíveis são inglês, francês, alemão e japonês.
O Delphi 2009 melhorou muito as pequenas coisas que fazem a diferença nas aplicações nativas para Windows Vista, e o 2010 vem mais preparado para o Windows 7 – se bem que não tem muita coisa diferente nesse ponto.
Minhas aplicações estão todas em delphi 7, se eu passar para o delphi 2010 vai mudar muita coisa? e quanto para aplicação para internet o delphi 2010 esta mehlor q o delphi 7?
se vc possuir aplicação com o quickreport, vc terá uma certa dor de cabeça para usa-lo no delphi 2009 e 2010, pois ele não é mais integrado como no 7, sendo necessario instalar e importar bibliotecas.
Olá boa noite, como vai?
Preciso de ajuda !!!
Eu baixei a IDE 2010 do Delphi, e a função “Run” dele, se desabilitou após eu testar a visualizaçõ de alguns componentes, e não voltou mais a habilitar, já fui até na função “Customizer” dele e nada. Tem alguma forma de reverter isso?
Agradeço desde já pela atenção.