Overclock no Geode do netbook Proview PC-81001

por Marcos Elias

Depois de mais de um ano comprado, só agora tenho usado com mais frequencia meu netbook da Proview. Aqui vou contar um pouco sobre o uso numa espécie de dica para quem tem esse modelo, então se você não tem o PC-81001 provavelmente não achará essas informações úteis. Bom, vamos lá :)

Ainda não consegui ver vídeos no netbook 81001 da Proview, mas consegui recentemente uma melhora significante de desempenho ao passar a usar o navegador Opera – ficou bem melhor do que o Chrome, Firefox e IE, acredite! Eu não gosto do Opera no desktop, mas em PCs com baixos recursos ele é muito bom. Toda a velocidade do Chrome em PCs atuais cai por terra ao rodá-lo num PC antigo – ou lerdo. Só o Gmail ficou meio irritante ainda, muito Javascript, tive que alternar para a interface em HTML clássica (há link no final da tela do Gmail).

Sobre os temas do Windows (estou usando o XP nele, o processador Geode de 500MHz é lentão pro Vista e 7) sinceramente não vi muita coisa melhor ou pior na questão de usar ou não os temas visuas. Tanto com o visual clássico como com os temas do XP para mim ficou a mesma coisa, diferente do que eu experimentava no meu primeiro PC, um Pentium II 266, onde desativando os temas visuais eu tinha um bom ganho de desempenho. Há várias dicas para melhorar o XP num ebook que eu havia escrito sobre ele.

Uma dica interessante – e perigosa – para melhorar o processador do netbook é aplicar um overclock no Geode. Dá certo! Eu tinha visto isso nos comentários do Versão Zero, post antigo já, mas não tinha tentado fazer com receio de dar algo errado.

O ganho não vai ser assustador, afinal o Geode LX 800 dele é bem fraco para os padrões atuais, mas o pequeno ganho pode melhorar um pouco a navegação em pastas, abertura dos programas, etc. Valeu a pena.

Fica a dica então para quem tem o netbook PC 81001 da Proview, modelo comum no Brasil bastante vendido em 2009, ainda encontrado por aí a um preço normalmente abaixo dos netbooks com Atom.

Entre no Setup (apertando F1 enquanto está na tela de boot) e tecle SHIFT + F8. Vai aparecer uma tela com opções ocultas, que permite modificar por exemplo, o multiplicador do clock para o processador e memória. Coloque como multiplicador uma unidade a mais do que o que estiver para aumentar em 33 MHz a frequencia. Eu segui a recomendação do HelbertPina no Versão Zero, deixando 16 no multiplicador do processador e 12 na memória.

O aumento nesse caso será só de cerca de 30 MHz, mas numa situação de desespero – processador lento – acabou melhorando o desempenho.

É possível colocar multiplicadores maiores (consegui com 60 MHz a mais também), mas pode ser que o sistema não seja iniciado ou apresente erros durante o uso. Pode acontecer dele não ser iniciado, não ligar nem exibir nada na tela. A saída nesse caso é restaurar as opções do BIOS, segurando a tecla Ins enquanto aperta o botão de ligar por alguns segundos (alguns reportaram que foi com a telcla F1, mas aqui deu com a Ins). Pode não ir de primeira, parece ser meio bugado, mas vai depois de algumas tentativas.

Se você é preocupado com aquecimento… Aí sei lá. Só com as modificações apresentadas não tive problemas, mas é bom saber que ele não tem cooler tradicional, usa um dissipador passivo, então não pode abusar muito. Pelo que vi se abusar ele nem vai iniciar, então acredito que não seja problema. Algumas pessoas conseguiram aumento além dos 600 MHz, mas aqui não deu.

Ah, uma dica útil para qualquer netbook… Independente do sistema que você usa, veja se dá para ocultar a barra de tarefas. E navegue teclando F11 para aproveitar ao máximo o espaço da tela :D

No Windows XP, para ocultar a barra de tarefas, clique com o botão direito nela e vá em Propriedades. Na aba Barra de Tarefas tem uma opção para ocultá-la automaticamente. Aí, para exibi-la, basta mover o mouse para a região inferior da tela. Não gosto de usar isso no desktop, mas gostos são pessoais e intransferíveis, então escolha o que preferir.

Uma coisa que me incomoda no netbook da Proview é que ele pode ser desligado (no XP) ou colocado em stand by automaticamente, aqui acontece algumas vezes mesmo usando ele conectado na tomada! Não sei se faltou alguma coisa, afinal não uso o XP pré-configurado que vem nele – comprei com Ubuntu e tirei, porque estava muito lento, e instalei os drivers do XP disponíveis no site da Proview (upei no MediaFire, já que vi gente reclamando do site da Proview). Para contornar isso tente mudar as opções de energia do Windows, marcando para não desligar o HD, nem suspender, desligar a tela, etc. Ou clique no ícone da bateria com o botão normal (geralmente o esquerdo) e escolha o esquema Sempre ligado.

Na época eu comprei ele porque os netbooks com Atom tinham um SSD pequeniníssimo (4 GB) e tela de 7″, eu jamais iria querer algo assim. O da Proview tem tela de 10 polegadas e HD de 60 GB, o que foram fatores determinantes para a compra (na época). Hoje os netbooks estão melhores, com processadores mais rápidos (que servem para o primeiro PC de muita gente), mais memória, podem rodar de boa o Windows 7 e têm HDDs, ou SSDs um pouco maiores. Evite esse da Proview, compre um com Atom (ou outro processador da AMD mais moderno, como as gerações do Geode baseadas no Athlon – Geode NX). A tela de 10 parece que virou padrão. E diferente do que pode parecer, a resolução 1024×600 (inclusive a usada no Proview 81001) é ótima para navegação, não muda muito a experiência de usar 1024×768. A largura da maioria dos sites foi feita pensando em 1024, então dá para usar tranquilo.

Como falei, com os modelos disponíveis hoje eu diria que é besteira comprar um netbook com Geode antigo. Mas se o preço for atraente pode ser uma boa opção, desde que você não queira ver vídeos. Como o consumo de energia é muito pequeno ele é uma boa opção pra ficar ligado baixando coisas, por exemplo (mas fique de olho pra ver se as opções de energia não farão com que ele seja desligado :P).

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Marcio escreveu

    Muito boa esta dicas!! Você e o Mori sempre escrevem excelentes artigos!! eu tenho vocês dois com referencia para mim no mundo da informática!! parabéns pelo sucesso, e muito obrigado pelas dicas!! :)

  2. escreveu

    Valeu Marcio :)

    Eu não me considero taaanto assim rs, mas vou fazendo o que gosto, compartilhando informações :D

    Abraços

  3. Outro Marcio escreveu

    Putz, to com um problemão aqui, o meu 81001, parou de funcionar depois que instalei o XP, começa a carregar e quando, logo depois de aparecer a tela de boas vindas apaga a tela, daí só por curiosidade entrei nas configurações que vc diz ai em cima, então acho que mechi onde não devia, pois agora não aparece mais nada, o que é que eu faço????????

  4. Edson escreveu

    Marcos,

    Parabéns pelo artigo. O meu netbook roda vídeos wmv e mpg numa boa. Porém apanha um pouco para rodar os avi e não roda flv nem com reza brava. Assim, eu não consigo ver os vídeos do youtube. Existe alguma coisa que possa melhorar o desempenho dos vídeos?

    Abraço

  5. MÁRIO escreveu

    Tenho um PC Proview Compact 81001 há 2 anos. Agora inventou de não carregar mais. Procurei assistência técnica. A Propview sumiu. A Notemax disse que não compensa. Abrí e verifiquei que vr17, logo na entrada da fonte estava queimada. Sabe o valor? Tem equivalente? E se ligar os terminais diretamente, explode?
    Obrgado.

  6. MÁRIO escreveu

    digitei errado o meu e.mail, no ítem 8. por favor, corrija. obr

  7. escreveu

    Mário, infelizmente não sei ajudar não :(

    Triste caso, a empresa pega um modelo chinês com um processador ridículo, faz localmente e vende por um preço bem barato (perto dos netbooks da época que foi lançado, claro), depois some…

  8. Paulo escreveu

    amigo, eu tentei fazer o overclock mas o netbook fica com uma tela branca e não liga mais, tentei ligar ele junto com a tecla INS ou F1 mas não deu certo.
    o que fazer? abraços