Pesquisa sobre player de música no PC – Me ajude :)

por Marcos Elias

Esses dias anunciei o MeP3 Player, um tocador de músicas criado por mim que usa a biblioteca gratuita Bass (gratuita apenas para projetos gratuitos). O “MeP3” na verdade era um nome temporário, nome de código, ou “codename”. O nome do programa divulgado agora foi Mondego. E lá se vai mais uma anuidade de domínio:

www.mondegoplayer.com

AVISO: Desinstale a versão nomeada como ‘MeP3’ antes de instalar uma mais recente, nomeada como ‘Mondego’. Ele vai funcionar da mesma forma, mas se não remover a anteiror os atalhos dela continuarão no sistema, só que não servirão para nada, pois o executável foi renomeado. Se quiser instalar por cima tudo bem, apenas remova os atalhos antigos manualmente (de qualquer forma eles serão removidos na desinstalação). *Daqui pra frente creio que isso não vai mais ser necessário*.

Venho pedir a sua opinião. O que achou do programa? Mesmo que não tenha testado, por favor, separe um tempinho para responder à pesquisa sobre os outros players do mercado, e mais, sobre o player que você usa – seja ele qual for.

Responda em:

http://software.viamep.com/mondego/pesquisa.php

Como é criado do zero (exceto o “motor” de interpretação dos arquivos, codecs, etc, onde é usado o Bass) e tem menos de duas semanas de código, é natural que falta muita coisa e o programa pode ser considerado imaturo – apesar de já funcionarem muitas coisas. Ele pode ser dado como em estado alpha ou beta (dependendo do software com o qual você comparar…).

O que funciona:

– Tocar MP3, WMA, OGG, WAVE (alguns poucos falham) e AAC.
– Webrádios AAC/MP3/Windows Media (este último não está 100%)
– Gravação de webradios (não está gravando Windows Media, mas a maioria das rádios oferecem player para Winamp, basta pegar a URL da playlist voltada ao Winamp).
– Busca na playlist em tempo real – *sem* usar bibliotecas de músicas lentas para atualizar e que ocupam um espaço extra no seu HD.

O que não funciona:

– WMA com DRM (não pretendo suportar essa ‘coisa’).
– Gravação de rádios com streaming do Windows Media (como falei acima).

Eis a lista “todo” (o que falta fazer/corrigir) atual, voltada à equipe de desenvolvimento:

– Arrastar e soltar itens nas listas para movê-los (tem que funcionar em todas, e nas de músicas e rádio precisa destacar a atual que estiver tocando).
– Detecção do término da música: algumas vezes não avança na playlist.
– Detecção do término da música: ao tocar um som de 2 segundos ou menos, a playlist não avança.
– Algumas vezes a playlist pula, mesmo sem o aleatório estar ativo.
– A janela de abrir com multiselect não segue o novo padrão visual do Windows Vista e 7 (apenas visual).
– Se nenhum arquivo puder ser tocado na playlist, ela fica repetindo indefinidamente. Tem que matar o processo.
– Importação de playlists conhecidas (especialmente PLS e M3U). Adicionar URLs na aba de rádios e músicas na de músicas. Verificar diretórios das playlists ao importar.
– Tocar rádios a partir de playlists (ou trocar a playlist pelas rádios ao carregar, é basicamente a importação mesmo).
– Detecção do formato do streaming para atribuir automaticamente a extensão ao gravar.
– Barra de volume controla o volume global. Isso é indesejável.
– Suprte a MIDI e CD.
– Suporte a tags do MP3 e outros arquivos.
– Playlist com tempo, álbum e mais informações da música.
– Verificar bem a função pra tocar rádio: fica zuado quando clica muitas vezes no mesmo item (se você fizer isso, recomendo clicar no Parar (Stop) e depois tentar tocar a rádio novamente).

Da lista já tirei dois itens corrigidos hoje:

– Impedir gravação de fontes de streamings diferentes no mesmo arquivo (agora ao gravar todos os outros controles ficam bloqueados até que você interrompa a gravação).
– Pause no teclado multimídia: detectar aba aberta. Atualmente ele pára uma rádio se for teclado. O mesmo acontecia ao teclar Esc, mas agora isso foi desativado durante a gravação.

Principal observação ao usar:

– Ao gravar rádios, use a extensão certa! Se for mp3, salve como .mp3 (digitando o nome que você quiser, seguido de .mp3).

Note que a equipe de desenvolvimento tem apenas uma pessoa (eu :P) e pode demorar para implementar algumas coisas mais ‘hard’. Ele vai ficar em alpha ou beta o tempo que for, prezando pela qualidade e estabilização dos recursos, sem pressa para ter uma versão “1.0” e logo depois lançar um Service Pack. Versão para Linux está em mente (apenas mente por enquanto, vou deixar a do Windows mais redonda para depois mexer com o Lazarus).

Enfim, se gosta do Explorando e/ou das minhas coisas, please, responda à pesquisa lá :) Ela vai ajudar a definir o rumo do player.

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Mateus Azevedo escreveu

    Olá Marcos,
    Sempre acompanho os seus sites e também as postagens no GdH e sempre com ótimos textos.

    Aprovo essa tua iniciativa de um player próprio, realmente alguns por ai deixam a desejar em recursos.
    Meu player favorito é o Winamp, por ter muitos recursos para se trabalhar diretamente na playlist, não precisando trabalhar com uma library caso não queira.

    Respondendo a pesquisa lá. ;)

  2. escreveu

    Legal Mateus… Vi lá o que vc mandou :)

    As pastas monitoradas (na playlist) é um recurso planejado! De preferência com verificação pra não incluir arquivos repetidos (há um removedor de arquivos repetidos).

    Não pretendo incluir biblioteca (talvez, no futuro, quem sabe).

    A leitura das tags do mp3 e outros arquivos deverá ser feita assim que eu decidir como guardar a playlist (por enquanto é um arquivo de texto puro com o caminho dos arquivos, um em cada linha, sem separadores… Talvez ele use um formato de lista padrão, talvez use um formato próprio).

    Vlw :D

  3. Rafael escreveu

    1-Creio que é um bug(mas poderia ser proposital pois tem sua utilidade):
    O programa(desde a primeira dev) evita que o PC reinicie ou desligue, parece que o XP não consegue fecha-lo(ele fecha os outros programas) e por isso trava o desligamento.

    2-Sobre o programa, desculpa dizer, mas piorou bastante a parte visual desde o ultimo, pode ser apenas aqui, mas o botões viraram numeros aleatórios e o resto ficou sem sentido algum, parar é < e pausar é ;
    E a playlist fica melhor no centro e as opções embaixo.

    E ficou muito poluído no geral, muita coisa, muitas opções, centraliza tudo no menu e remove as coisas inúteis e duplicadas.
    EX: se a pessoa quer trocar de musica, ela clica na musica, não precisa de um botão para isso, a mesma coisa para a pesquisa, ela pode clicar, não precisa das setinhas para alternar entre as musicas.

  4. Gilmar escreveu

    Instalei no meu Vista Premium, e estou a testar. Até o momento estou gostando muito. Na minha opinião, a de um leigo e simples utilizador, não deixa nada a desejar aos outros players na questão de rapidez ao abrir os arquivos, som apurado e descomplicado para selecionar as músicas. Se queremos ouvir nossas músicas com qualidade e sem frescuras, este programa atende tranquilamente. Sei que haverá muitas melhorias neste programa, mas dou a maior força e apoio, pois se pegar “a onda”, meu chapa, vai arrebentar de fazer sucesso. Parabéns pelo projeto. (Vou responder a pesquisa).
    Valeu!

  5. escreveu

    Vlw turma!

    Ao Rafael:

    1 – Ele realmente bloqueia o fechamento. Não cheguei a testar ao desligar, mas era para evitar que a janela fosse fechada acidentalmente ao clicar no X, por exemplo enquanto está gravando webrádio. Você pode ir em Menu > Mais opções > Sair do programa ao clicar no X que isso deve parar de acontecer (aí ao clicar no X ele fecha mesmo, em vez de precisar clicar em Sair). Falta algo pra detectar o desligamento do Windows e deixar fechar independente dessa opção então, vou adicionar na lista de coisas a ver aqui :)

    2 – Foi ótimo vc ter falado isso, sei agora que não posso confiar nas fontes Webdings e Wingdings. Usei elas para desenhar os botões (já que os caracteres ficam com perfeição, levemente melhores do que usando imagens bitmap) mas se tiver alguma encrenca com elas iria aparecer fontes “normais”, com caracteres que não têm nada a ver mesmo… Vou voltar aos botões em texto até arrumar imagens para eles então! Na próxima compilação deverá estar melhor isso dos botões (mesmo que feios, temporariamente).

    Sobre a playlist no centro e opções em baixo… Isso deverá ser opcional no futuro :)

    3 – Os botões com setas pra cima e para baixo foram feitos para trocar de música nos resultados da busca (depois que pesquisa algo) visto que eles poderiam estar em locais afastados na playlist principal, isso era *antes de ter* a lista de resultados que aparece embaixo. Coloquei a lista mas os botões ficaram, estou para tirar mesmo, o que é bom pro campo de busca.

    Quanto à poluição visual… Ele irá recebendo aprimoramentos, geralmente tenho me preocupado mais com as funções do que com o visual por enquanto. O menu já reclamaram que está muito grande e confuso (o que não acho tanto, mas concordo um pouco), enfim, veremos como fazer algo melhor sim.

    Ao Gilmar:

    Legal :) Qualquer problema que encontrar, por mais simples ou bobo que ele possa parecer, fique à vontade em falar.

    Abraços!