por Marcos Elias
Estou respondendo aqui a alguns comentários enviados sobre o Mondego Player… Os nomes das pessoas não serão divulgados, afinal isso foi prometido. Envie também a sua opinião!
O Mondego Player é um excelente player de áudio para Windows, porém com suas características e interface próprias – ele não tenta, em nenhum momento, imitar outros players. Se a pessoa quer uma janela grandona e ficar clicando nas músicas cada vez que for ouvir, continue com o Windows Media Player. Se quer inserir um CD e ver a lista de músicas ser apagada, ou se quer ver a lista ser apagada quando um programa externo abrir uma música no player padrão e o player for o Winamp e você gostar disso, continue com o Winamp. Enfim… Vamos às perguntas e respostas sobre o Mondego.
Ao clicar no play com uma música pausada, ela começa de novo, em vez de continuar de onde parou
Isso é verdade, o bug existe. Todavia, se clicar no botão pausar mais uma vez, ela continua de onde parou. Também funciona teclando a barra de espaço (com a janela principal do player ativa).
O som parece fraco e força demais os agudos
Não é verdade, creio que foi devido fatores externos. O som fica “puro”, se o equalizador estiver “zerado” não há problema. Experimente o player em outro computador ou com outra placa de som. Ele usa a configuração padrão da biblioteca Bass, puxando os codecs do Windows (ou do sistema em que estiver rodando, afinal penso em fazer uma versão pra Linux também). Muita gente elogiou o som, inclusive o pessoal do Baixaki, site que dispensa comentários. E também vários sites gringos (na página do Mondego há botões de downloads em sites gringos, onde ele recebeu 5 estrelas – de um máximo 5), mesmo considerando que a interface não está totalmente traduzida e há alguns erros de inglês.
Tem poucas rádios e não permite escolher novas rádios
Verdade e mentira, mais mentira. O Mondego não foi feito para ser um repositório de rádios. Ele apenas toca. Quem decide colocar as webrádios nele é você, usuário. Baixe os arquivos da playlist da rádio desejada e inclua nele. Ele abre PLS, então prefira as que tiverem versão pro Winamp.
Falta um pouco de trabalho na interface das rádios sim, como exibir um nome amigável em vez da URL (ou do IP). Mas o essencial funciona. Não adianta eu incluir 10 mil rádios que ainda vai ter gente que acha que está faltando a sua favorita. As rádios inclusas são basicamente para testar o programa. Muita gente nunca ouviu rádio em PC via internet. Tendo algumas inclusas é um começo. A partir daí, adicione as suas, pesquise, etc.
Penso em adicionar um “repositório de rádios” online, mas isso seria um “site” (pode até ter navegação dentro do programa), não é algo “essencial”. O player toca o que você adiciona. Será que se eu apenas linkar algum site de webrádios (como o Shoutcast) as pessoas parariam de me perguntar isso? rs
O skin é feio
Bom… Originalmente ele nem teria skins, então contente-se :P Brincadeira. Eu não sou um bom designer. Se alguém quiser criar um skin, fique à vontade. Se o skin for legal posso incluir no programa, e quem sabe até elaborar uma votação para decidir qual seria o padrão. A criação dos skins usa o SuiSkin, há um editor e é fácil abrir um skin atual. Eles são baseados em bitmaps. Mas seria muita coisa para explicar por agora.
Futuramente talvez o sistema de skin seja trocado (penso no Alphaskins, que tem suporte a PNG e transparências, efeitos suavizados, etc) e os skins atuais não funcionariam mais.
Todavia uma coisa digo desde já: não pretendo mudar a interface do programa radicalmente. Ele provavelmente vai continuar com as abas (divisão da playlist de músicas, rádio, favoritos, cd, etc), não vai imitar o Winamp nem o Windows Media Player, não vai imitar um sistema de som físico (acho uma tosqueira danada abrir um player e ele ter cara de microsystem, seria a mesma coisa que um Word ou melhor, Writer, ter cara de máquina de escrever). Se você quer um skin “bonitinho”, por agora, use outra coisa.
Definir um skin padrão é muito difícil, porque nem sempre ele agradará a todos. O atual skin padrão do Mondego foi pensado em ser “simples”, sem mudar muita coisa. Mas algum melhor poderá surgir no futuro. Ou não. (rsrs)
Ele será open source?
Talvez. Por agora, a versão para Windows, não. Por quê? Simples. Ele usa a biblioteca Bass, que é fechada. Se o Bass fosse open source, em retribuição ele seria open source. Mas o Bass é fechado. Quem sabe quando eu fizer a versão para Linux (provavelmente em Lazarus) ele será aberto. Existe o Bass para Linux, porém fechado também (gratuito para uso não comercial). Eu estudei sobre ele por um tempo, até fiz um player de demonstração de conceito com o Lazarus, mas não estou com tempo para portar o programa todo agora. Como usuário eventual de Linux uso o Mondego via Wine, porque não gosto de 99% dos players que existem para Linux :P Mas isso é questão de gosto mesmo. (se porventura você testar essa compilação para Linux, ao abrir aparece um erro mas apenas clique em OK; ele foi feito rapidinho só para ver se daria pra levar o Lazarus + Bass mesmo; e clique na tela dele com o direito para aparecer o menu!).
Ele será pago?
Não. Não posso me comprometer com isso no futuro, mas não pretendo fazer dele um software comercial. Sendo gratuito ele também pode ser uma porta de entrada para divulgação de outros produtos e sites meus.
Ele terá propagandas?
Talvez, mas jamais propagandas intrusivas. Jamais pop ups, janelas de propaganda que se abrem por cima dele, etc. Isso nunca, pelo menos no que depender de mim. Estou pensando numa forma de divulgar meus sites sem prejudicar o uso, sem ficar usando recursos online, etc. E de preferência, de forma que possa ser desativado. Talvez links na barra de status enquanto o texto dela estiver como o “default” (aka sem tocar música)?
Faltam presets do equalizador
Eu sei. É difícil estudar isso, estou tentando ver os valores de outros programas e adaptar, mas pode não ficar tão legal. Nas versões recentes é possível salvar a posição dos controles num arquivo, então você pode configurar como gostar e salvar seus “perfis”, depois carregar a partir do arquivo que salvou.
Exibição das músicas por pastas tipo o Explorer
Não pensei bem nisso ainda, mas pode ser. Uma tela ou seção para navegação por pastas do sistema, localizando as músicas dela. Vou ver alguma coisa a respeito.
Suporte a plug-ins?
Não penso nisso por enquanto. Quem sabe, “quem sabe”. Ele pode suportar plugins do Bass. É relativamente fácil suportar plugins do WInamp no Bass porque já tem muita coisa codificada para ele, mas pessoalmente a idéia não me parece tão boa. Quem sabe, quando o player estiver mais maduro… E eu tenha tempo de sobra. Eu fiz uma compilação que usava plugins DSP do Winamp (de efeitos), entre uns probleminhas aqui e ali funcionava, mas não dava pra distribuir porque várias coisas precisavam ser adaptadas e configuradas manualmente pelo usuário. Talvez um dia eu volte com isso. Deixo claro desde já que isso não é minha prioridade, não me atrai muito.
Quando sai a versão 1.0?
Não sei. Não me preocupo com isso. O que importa é o hoje, o agora. O Mondego funciona no estado em que se encontra. Amanhã provavelmente ele estará melhor do que é hoje, e bem melhor do que era ontem. Isso é o que importa. Adotei o esquema de rolling release, como falei no post sobre a última versão (292a).
O futuro do Mondego
Alguns pontos pessoais que deverão ser integrados ao Mondego uma hora ou outra:
- Colunas na playlist com dados da música, como artista, álbum, duração, etc. Possibilidade de ordenar por esses dados. A playlist atual é uma lista simples, que para um “devpreview” feito por uma pessoa só até que não é ruim :P
- Possibilidade de escolha da placa de som. Atualmente ele usa o dispositivo padrão (pra falar a verdade eu ainda não testei com duas placas de som… a minha onboard deve ser melhor que a offboard de uns 5 anos que tenho aqui, então nem instalei ela).
- Possibilidade de playlists “temporárias”, sem perder a principal. Exemplo: você quer tocar todas as músicas de uma pasta, mas não quer limpar a playlist. Então você clica na aba da pasta desejada. Seria algo como playlists em “abas”, assim como se navega em abas nos browsers (salve NetCaptor, Opera, Netscape… os verdadeiros revolucionários!)
Eu fico feliz em ver que o Mondego já tem vários fãs. Não sei quantos usuários ativos simplesmente porque não monitoro. Não gosto de programas que monitoram, não monitoraria isso no meu (atualizações automáticas terá mas opcional, é claro, e o começo já foi feito… escolha Checar por nova versão no menu; mas monitorar todos os usuários, nem pensar). Mensagens de agradecimento aparecem a todo instante.
Como o Baixaki disse, o Mondego Player é um tocador de músicas desenvolvido em território nacional que merece respeito. Por mais incrível que isso possa soar, o Mondego pode, muito bem, bater de frente com players famosos e de renome. Eles que analisam milhares de programas não falariam isso sem saber. Muitos players pequenos existem, vários não levaram poucos meses de vida ou foram apenas projetos de estudo do desenvolvedor que ficaram largados. O Mondego, não. Ele veio para ficar. E mesmo se eu parar de trabalhar nele, ele já é melhor do que muito player 1.0, 2.0, 3.0 que existe por aí. Só para deixar claro, se eu parar de trabalhar nele provavelmente abrirei o código, mas creio que o código será aberto assim que for lançada a versão para Linux.
Gosto de destacar o review do Baixaki (não só por ser o maior site de downloads no Brasil) porque foram eles que escreveram. O do SuperDownloads fui eu (com limitação de caracteres e tal). Dos comentários que vejo na internet, para cada pessoa que critica negativamente umas 999 elogiam. É d+, e esperada alguma crítica, afinal o programa nem está “pronto”.
http://software.viamep.com/mondego/
Enfim, é isso por enquanto. Se ainda não conhece o Mondego, experimente! Fico orgulhoso até porque ele é meu primeiro programa de uso geral. Os outros (Mep Texto, principalmente) eram pequenos e/ou específicos, e não chegam aos pés do Mondego. Quem toca a música é a DLL do Bass, mas a DLL sem a interface não seria nada. Talvez, “talvez”, eu faça uma versão baseada no MPlayer no futuro, basicamente por ser open source e mais “livre”. Por enquanto dá para levar com o Bass. A licença do MP3 não preciso afinal ele usa o codec embutido no Windows, que já é licenciado para o usuário.
beleza, parabéns pelo programa, o Player ta bem legalzinho, bem leve e rápido e o áudio tem boa qualidade, seria legal futuramente ter algum DSP(se nao deixar ele muito pesado) de reforço de graves, áudio 3d e Loudness, outra coisa legal seria visualizações,.
Valeu :)
Visualizações… Muita gente anda pedindo, vou ver uma forma de colocar… Apesar de que para mim elas são inúteis… Mas posso fazer de forma que sejam desativadas por quem não quiser, claro.
DSP ando estando uma forma de aproveitar os que existem para Winamp – não é tãaao difícil mas tem alguns erros ainda que precisam ser consertados, então não tive como publicar.
O amigo picão, eu particularmente dou nota 9,0 para o mondego, não dou o 10 porque já tentei gravar algumas músicas das webradios e não consegui, seja, quando clicko no botão preto redondo aparece uma janela para salvar em .wma e escolho um diretório e nada grava e vou no diretório escolhido por mim e não tem algum arquivo .wma (porque vc tb não coloca a opção para savar em .mp3, claro depois de corrigir este problema da gravação?).
Outra pergunta, vc fez ele em Delphi? se foi, me mande aí os códigos fontes para eu dar uma melhorada nele, tenho tempo suficiente, coisa que vc não tem, e claro, respeitando todos seus direitos autorais, entretanto, se quiser colocar meu nome por algumas melhorias, fique a vontade, apenas quero que o Mondego seja o melhor dos “players”. ESTA É MINHA INTENÇÃO!
Do seu amigo
Claudio Ovão!
Olá Claudio, valeu pelo retorno :) Respondi por email.
Comecei a portá-lo para o Lazarus mas parei pelas dificuldades encontradas, queria algo para Win/Mac/Lin – praticamente abandonei o desenvolvimento em Delphi, exclusivo para Windows.
Sobre as webrádios não é bem uma falha estranha, é um bug conhecido. Ele não grava do Windows Media Audio. Se você colocar pra gravar rádios em mp3 ou aac ele grava corretamente. Apenas wma que não. Se a rádio que você quer só oferece wma, não será possível gravar. Infelizmente isso é uma limitação da biblioteca de som usada, sob a qual eu não tenho controle – ainda não testei as versões mais recentes dela, mas até onde tinha visto continuava a mesma coisa.
Abraços!