Resumidamente é uma pessoa chata, sem argumentos válidos, que tenta irritar ou desestabilizar uma conversação na internet. É muito comum em fóruns e áreas de comentários de sites e blogs.
Quando alguém posta uma coisa criticando, mas mostrando argumentos, defendendo uma idéia com motivos, tudo bem: isso é a essência de uma discussão. Ninguém é obrigado a concordar com outra pessoa, cada um tem a sua opinião sobre os mais diversos temas.
Os trolls normalmente irritam, baixam o nível da discussão e acabam gerando uma onda de confusão. Lidar com os trolls pode ser fácil, basta ignorá-los – ou apagar as mensagens dos mesmos, para o caso de moderadores de comunidades, fóruns e sites.
Algumas vezes é complicado controlar a situação. Um troll pode criar fakes e ir discutindo com ele mesmo, ou chamar amigos, tentar colocar o autor de um artigo numa posição inferior para ele se sentir bem…
Alguns fazem isso só pra zuar, por prazer. Outros fazem por algum problema psicológico que não tenha superado, ou inveja, ou raiva mesmo…
Seja como for eles existem faz tempo, e toda hora aparece um ou outro por aí. Há sites que fecham a área de comentários por causa disso, prejudicando discussões sérias.
Geralmente recomenda-se não alimentar os trolls, ignorando-os, até que as mensagens que eles tenham postado não tenham valor algum. Caso alguém responda e mais pessoas entrem na discussão aí o troll consegue o que ele quer: atenção. Ele vai ficar se divertindo do outro lado. Quase sempre os trolls são fakes, perfis falsos, sem identificação. Usa-se um nome qualquer, coisa fácil na internet. Alguns nem se dão ao luxo de trocar IP antes de postar com outro nome.
Se quiser ver mais alguns casos sobre trolls, veja o artigo sobre isso na Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Troll_(internet)
Além dos trolls existem também pessoas sem noção, os perdidos, que caíram na internet e não sabem bem o que estão escrevendo. Há quem comenta alguma coisa sem saber que vai ao ar na hora (na maioria dos sites), outros não se preocupam em nada com etiquetas, enfim… Pode ser difícil diferenciar um troll de um usuário sem noção. Os usuários sem noção das coisas um dia aprendem. Já os trolls… Ah esses continuam infernizando. Os trolls aparecem em quase todo blog que consegue alguma popularidade, mesmo que seja de nicho ou pequena, já que eles querem aparecer – querem aparecer, mas sem mostrar a cara.