por Marcos Elias, publicado no GdH
A Canonical liberou agora pouco o download do Ubuntu 10.04 versão final. Essa versão é LTS (Long Term Support), que tem um tempo de suporte maior: 3 anos de suporte com atualizações para desktops e 5 nos servidores.
Sendo LTS ele não deverá receber tantas atualizações nos programas inclusos, especialmente versões pouco testadas ou que apresentem mudanças radicais. As atualizações geralmente são de segurança e bugs mais graves. Para ter sempre o software mais recente servem as versões "comuns", lançadas de 6 em 6 meses com atualizações da maioria dos programas. A LTS cobre o espaço da comum lançada agora, mas daqui seis meses deverá sair o 10.10 com recursos que não serão atualizados no 10.04.
O visual do Ubuntu 10.04 foi remodelado, conforme muitos já acompanharam nas notícias anteriores (do logotipo e aparência, e das versões em desenvolvimento).
Tema novo, botões das janelas à esquerda (é razoavelmente fácil movê-los para a direita de volta), boot mais rápido, driver Nouveau para placas Nvidia por padrão, Ubuntu One para guardar arquivos, loja de músicas online integrada ao sistema, remoção do GIMP e inclusão do Piviti, menu "social", central de software atualizada e muito mais fazem parte de uma das versões mais promissoras do Ubuntu.
Um breve tour lista as principais novidades com screenshots:
http://www.ubuntu.com/products/whatisubuntu/1004features
O download pode ser feito em vários mirrors, mas é de se imaginar que os servidores podem ficar congestionados, uma vez que se trata da distribuição para desktops mais famosa do mundo. A forma mais recomendada para obter o sistema é via BitTorrent, onde os próprios usuários que estão baixando ajudam os outros fornecendo upload. Se bem, particularmente, obtive taxa média de download de 80 KB/s via BitTorrent e 410 KB/s no mirror da Unicamp (próximo ao limite da minha conexão). Então vale a pena testar alguns dos mirrors se você tiver pressa.
Além da versão de desktops em 32 e 64-bit foram publicadas as compilações para servidores e netbooks. As versões variantes do Ubuntu devem ter seus sites atualizados daqui algumas horas. O site do Kubuntu apresenta o anúncio na página inicial mas os links oferecidos ainda apontam para o 9.10.
JÁ to baixando. Ubuntu e Slack são os melhores!!! CHUPA WINDOWS!!!!
Como posso tirar o inicio do Linux Ubuntu no meio da tela e e no outro lado em forma de lupa. Agradeço pela ajuda.