por Marcos Elias
O Linux trabalha com o conceito de grupos de usuários. Membros de um grupo têm permissões para realizar todas as tarefas liberadas àquele grupo. É uma forma de segurança bem interessante e antiga já, sendo algo bastante simples e versátil ao mesmo tempo.
Usuários do VirtualBox baixado no site da Oracle podem ficar sem acesso às portas USB nas máquinas virtuais, sendo exibida uma mensagem de erro.
Isso se dá porque a conta de usuário não foi adicionada ao grupo que precisa destas permissões durante a instalação. No caso, o grupo é criado pelo VirtualBox e se chama vboxusers. Basta associar seu usuário a esse grupo e pronto: as portas USB poderão ser usadas.
Eis a mensagem de erro, nesse caso:
Como adicionar seu usuário ao grupo vboxusers?
No terminal, use o comando gpasswd. É fácil, mas ele precisa ser executado como root. No Ubuntu, por exemplo, basta usar o sudo antes do comando:
sudo gpasswd -a nomedousuario nomedogrupo
No caso, para adicionar o usuário explorando ao grupo do VirtualBox, ficaria:
sudo gpasswd -a explorando vboxusers
Se você usa um sistema com o sudo desativado, rode o su antes para se tornar root. Digite su no terminal e tecle enter, depois digite a senha de root e dê enter. O prompt mudará de $ para #, indicando que tudo o que for rodado será como root. Aí basta digitar gpasswd -a… Sem o sudo antes.
Se o VirtualBox continuar reclamando que não conseguiu acesso às portas USB, experimente fechá-lo e abra-o novamente a seguir, ou tente fazer logoff ou reiniciar.