Windows 10 Mobile – A amostra do futuro

por Carolina Nascimento

Dinâmico, agradável e ágil. O que eu vi na Build 10586 do Windows 10 Mobile a uma primeira vista já não me lembrou nada a Build 10166 que testei em Julho desse ano (em um Lumia 520, com configurações mais baixas que o meu atual Lumia 532, mas isso não justifica a sensação de usar um sistema lento e cru). O que se vê é um sistema rápido, leve e com funcionalidades que nenhum outro concorrente possui, De princípio, em Julho, ousei fingir que a lentidão e bugs não eram grotescos e gritantes (dá pra usar, afinal), mas no fundo pensava que um sistema operacional tão perfeito em sua teoria não conseguiria colocar em prática o conjunto de funcionalidades e fluidez. Estava enganada. Como falei diversas vezes durante o dia, voltar ao Windows 10 com a Buils 10586 (confirmada por algumas fontes que é a build RTM, a mesma que estará presente nos Lumias 950 e 950 XL) foi uma agradável surpresa.

win10

Ao longo dessa semana com o Lumia 532 e desse dia com Windows 10, percebi que não tenho motivos para sentir falta da Nokia, apenas uma nostalgia. Colocando um parenteses no texto sobre o Windows 10 Mobile para falar sobre o Lumia 532, apesar de levar a nova logomarca da Microsoft, merece aplausos. Aliás a marca Microsoft eleva os celulares básicos a um novo patamar, ao qual até mesmo o celular “simples”, como o Lumia 435 tem direito a 1gb de RAM, que faz o Retomando… desaparecer quase que por completo. Já o Lumia 532 também inclui no pacote um processador Quad-Core e a tela de espera, duas características que na era Nokia poderiam ser consideradas de topo de Linha.

Voltando a falar do Windows 10, é surpreendente a qualidade dos aplicativos nativos. Calculadora científica e de programador, gravador de voz competente, alarmes com direito a relógio mundial e contador regressivo. O sistema não ficou devendo nada a estrutura de aplicativos básicos. O Groove Music veio como um player mais organizado, moderno, e agora diferentemente do XboX, suporta um tema branco. O design é mais refinado.

Falando em Design, por mais que os menus Hamburger (Tirando o profissionalismo que nunca tive, gostaria de falar aqui que amo Hamburger.) pareçam tirar a identidade do antigo Windows Phone, eles são úteis e modernos. Contatos arredondados, menus hamburger no lugar de letras grandes e abas deslizantes. Poderíamos dizer que o Windows 10 Mobile perdeu sua identidade, mas ele apenas se reinventou, ainda assim sendo diferente do resto. Um papel de parede pode ser colocado atras de Live Tiles transparentes, trazendo assim um verdadeiro papel de parede, e há novas cores de destaque, trazendo uma gama nova de personalização. Aliás, para os que gostam de fazer personalizações a fundo, da mesma forma que o Android possui o Root, o Windows 10 possui o Interop. Não que seja necessário, mas se alguns gostam, devo citar.

Entre as novas funcionalidades, estão as “nem tão novas funcionalidades” que quem conhece o sistema desde o 7.8 vai reconhecer. O Skype voltou a se integrar com a central de mensagens, e isso pode ser muito útil. Sei que o Whatsapp tem mais recursos para enviar mensagens via web, mas o Skype possui a comodidade de ser obtido direto na central de mensagens, economizando uma boa parte da bateria e sendo completamente integrado ao sistema. Vídeochamadas via Skype também são integradas e são muito práticas para se fazer. Podem ser feitas inclusive direto do Hub Pessoas (eu realmente não sei se se chama Hub, me lembro que essa palavra existia na época do WP 7.8).

Conforme falei anteriormente, os aplicativos padrão estão modernos. Não há necessidade de usar o Lumia Camera, sendo que todas as configurações da câmera estão no aplicativo padrão. O mesmo permite utilizar todas as configurações da câmera traseira para a frontal, incluindo ajuste de ISO. Até mesmo o teclado ganhou um controle direcional fácil para movimentação de cursor. Além de tudo, os novos aplicativos do Office não devem em quase nada aos aplicativos do computador.

A nova central de notificações (não vou falar que não deve nada a outros sistemas, vai ficar meio redundante) possui todos os atalhos necessários para as funções principais. Apesar de disponibilizar apenas 4 atalhos, ela se expande e mostra todos os atalhos de forma que todos os botões de conectividade fiquem a mão. As notificações são interativas, podem ser respondidas direto da central ou da própria notificação e parecem que são mais legíveis. O menu de configuração está mudado, mais bem agrupado e mais bonito (e caso alguém queira ter alguma nostalgia, só ver a sessão extras. Não me pergunte porque, aquelas configurações que estão na parte extras sofreram Buylling e ficaram com o visual do WP 8.1)
Em resumo, são essas as principais mudanças, em qualquer aparelho. Claro, em aparelhos mais “modernos” mais “low-end” ou “mid-end” tem outras novidades, como a quarta coluna de Tiles. No Lumia 950 e sua variante XL temos o Continuum (que promete! Quem não quer poder conectar seu celular em um teclado e mouse e usar como um PC, ainda mais com os novos aplicativos office?), em alguns celulares mais modernos que o 532 há a filmagem em 60FPS).

Se vale a pena mudar? Não hesite. A nova build está com pouquissimos bugs que não influem em nada na utilização, e quem utiliza 8.1 e irá migrar para esta Build não irá ter praticamente nenhum problema (a loja está um pouco lenta se comparada ao do 8.1, mas não é nenhuma aberração). Então, esse é meu recado!

;)

Testado em Lumias 435, 532 e 620.

comments powered by Disqus