por Marcos Elias
Há algum tempo o WordPress tem um recurso nativo para embutir conteúdo de vários sites (basicamente desde a versão 2.9). Basta deixar a URL numa linha sem formatação nem link que ele puxa o embed corretamente, o que é extremamente útil para vídeos do YouTube ou Vimeo, entre outros.
Antes do WordPress 3.5 havia uma opção para configurar os auto-embeds na seção Mídia das Configurações. Ela permitia definir a largura e altura máximas (no layout atual do Explorando uso 720px), e essa opção podia ser desativada.
No WordPress 3.5 essa opção foi removida para tornar as coisas mais simples. Como consequência… Não dá mais para configurar o tamanho das mídias a serem incorporadas!
Como definir o tamanho do auto-embed no WordPress 3.5+
Uma forma simples é definir o tamanho por meio da variável $content_width. Adicione isso no arquivo functions.php do seu tema:
if ( ! isset( $content_width ) ) $content_width = 720;
Troque 720 pela largura do seu campo de texto, ou pelo tamanho máximo que você deseja. Blogs com três colunas normalmente ficam limitados a pouco menos de 500 pixels de largura na coluna de conteúdo, vale analisar caso a caso.
Se seu tema não tiver um arquivo functions.php, crie um e coloque a linha do código. Não se esqueça de colocar entre as tags do PHP, no caso, <?php … ?>.
Isso deve resolver. Está aí uma boa opção que infelizmente foi removida do WordPress. Por mim seria bom deixar esse item como estava. Todavia já é costume em alguns temas o uso da definição personalizada do $content_width, o que deve ter poucos efeitos negativos a médio e longo prazo (todo mundo se acostumará assim agora). Como é uma configuração que varia de tema para tema, não há risco de trocar o layout e ter as mídias incorporadas ultrapassando a largura esperada. A opção global poderia comprometer alguns temas caso tivessem a área de conteúdo menor do que a definida para o auto-embed.
Saiba mais sobre como o WordPress lida com os embeds no Codex:
http://codex.wordpress.org/Embeds
Se você não puder ler inglês… Sinto muito, corra atrás! Como blogger ou desenvolvedor web o domínio desse idioma (mesmo que apenas para leitura) será de grande valor na sua vida. Veja algumas dicas para aprender inglês online que venho praticando e compartilhando ;)