por Marcos Elias
Internet lenta? Plano de dados reduzidos? Como ver vídeos no YouTube assim? Os vídeos ficam parando e demoram pra carregar? Seus problemas acabaram! Ou quase.
Recentemente (não sei exatamente desde quando) o YouTube passou a disponibilizar a opção de vídeos 144p, ainda mais leves (piores) do que os 240p.
Nem todos os vídeos contam com essa opção ainda, afinal de contas todos eles precisam ser convertidos. Se disponível, verifique na parte inferior da barra, naquela engrenagem.
Essa opção de vídeos de baixa resolução é boa para quem tem conexão bem lenta, usa conexões móveis (como a porcaria do 3G no Brasil) ou ainda planos limitados, área em que ainda se destacam as conexões móveis.
Vídeos em 144p são menores em tamanho de tela, ou seja: ficam mais feios (borrados, fora de definição) quando vistos em telas grandes. Em contrapartida os arquivos são menores, ocupam menos bytes. Com isso o download é feito mais rapidamente: menos dados são transferidos. Em conexões lentas os vídeos devem dar menos “travadinhas” para atualizar o buffer.
Este vídeo já tem essa opção: http://www.youtube.com/watch?v=DPK_ij0llc8
Outra opção para ver vídeos com mais qualidade…
É melhorar seu plano, contratando uma internet mais rápida. Algumas vezes os provedores baixam os preços para novos clientes e mantém os antigos pagando valores abusivos pelo mesmo serviço. Aconteceu comigo quando usava o Speedy da Telefonica (hoje Vivo): contratei o de 1 Mbps por cerca de R$ 120. Alguns meses depois cobravam esse valor pelo de 2 Mbps, mas eu continuava pagando e recebendo 1 Mbps. Entrei em contato e pedi redução (devidamente atendida). O mesmo ocorreu um pouco depois, fui de 2 para 4 Mbps pagando a mesma coisa. Vale verificar se não se aplica ao seu caso. Pode ser que você esteja pagando caro demais por um serviço que, para novos clientes na sua operadora, é oferecido por um valor inferior.
A banda mais larga fornece downloads mais rápidos, o que em tese deve melhorar a qualidade dos vídeos (permitindo ver vídeos em HD ou full HD, por exemplo). E/ou tornar o tempo de espera de carregamento menor (ou mesmo praticamente inexistente), evitando aquelas “travadinhas” e pausas prolongadas no carregamento.
Teoria da conspiração: traffic shaping no YouTube?
Sinceramente acredito que tanto a Telefonica como a NET aplicam traffic shaping pro YouTube, mas nunca parei pra tentar provar… Quando usava Speedy de 4 Mbps não conseguia ver vídeos em HD diretamente, mas conseguia usando proxy ou VPN nos EUA (o que deveria tornar a conexão mais lenta ainda…). Hoje tenho NET de 10 Mbps e raramente consigo ver os vídeos full HD no YouTube sem as paradinhas. É triste baixar coisas de outros servidores a 1,2 MB/s e no YouTube ficar a algumas poucas centenas de KB/s… Talvez sejam apenas problemas com o próprio YouTube no Brasil, sei lá.